Inauguração da nova ala da Santa Casa de Socorro

Na edição número 3.560, de 25 de março de 1989, ficou registrada a inauguração da nova ala da Santa Casa de Misericórdia de Socorro, ocorrida no dia 14 de março desse ano. Na mesma matéria, destacam outras destas datas importantes para a instituição.

Em 11/11/1909 – Foi realizada a 1ª reunião para instalação dessa Irmandade;

Em 1912 – Foi eleito o 1º Provedor, Dr. Renato Silva (Juiz);

Em 26/07/1914 – Foi inaugurado o Prédio da Santa Casa: após a inauguração foi realizado baile beneficente no palacete dos Calafiori;

Em 04/10/1914 – Foi dado o nome de Dr. Renato Silva ao Hospital.

Inaugurações: Em 1935 – Sala de Operações (Centro Cirúrgico); Em 1947 – Salas da Maternidade; Em 1954 – Capela; Em 1973 – Rampa de acesso ao andar superior; Em 1980 – ampliação da Maternidade e Berçário (iniciada em 1976, gestão Jorge Fruchi); Em 1982 – Pediatria e sala de Raio X; e, em 1984 – Centro Cirúrgico e Pronto Socorro (Jorge Fruchi).

Novas dependências da SANTA CASA

Com a presença de grande número de autoridades, médicos e demais pessoas de nossa sociedade, procedeu-se na noite da terça-feira, dia 14 último, a inauguração da Ala C da Santa Casa de Misericórdia de Socorro.

Após a bênção de todas as novas dependências pelo Redvmo. Monsenhor José do Patrocínio Gonçalves, protocolou a cerimônia Jorge Fruchi, Membro da Irmandade, que enalteceu o dinâmico trabalho da atual Diretoria, que tem como Provedor o Sr. Izidoro Villibor. Citou em seu discurso que enquanto inúmeras instituições hospitalares fecham suas portas por crises financeiras, a Santa Casa local inaugura moderníssimo prédio com 12 apartamentos de alto luxo, sendo 6 destinados às enfermarias para os conveniados e 6 para particulares, dotados além do moderníssimo mobiliário, de televisores a cores, frigobar e telefones, graças à rígida Administração da Provedoria, auxiliado pelo Tesoureiro sr. Irineu Bonfá, pelo Gerenciamento do sr. Edno Silotto e pela Administração interna da Irmã Paschoalina Chamarelli.

As novas dependências que têm 600 mts2 contam ainda com 2 postos de enfermagem e foi projetada pelos arquitetos Fábio Marini Delfim, Raquel Helena Craveiro Fruchi Delfim e Joel de Jesus Félix, este residente na cidade de Santos. A administração da obra foi efetuada pelo Sr. Jorge Fruchi, tendo sido construída em 14 meses, estando totalmente paga.

Falou ainda o Sr. Prefeito Municipal, Maurício de Oliveira Santos e o Presidente da Câmara, Gerson Barbosa, sobre a importância da obra, que torna Socorro dotada de um Hospital de maior conforto da região.

Em nome dos Médicos do Corpo Clínico falou o sr. Dr. João Edevaris de Souza, que discorreu sobre a colaboração dos Srs. Médicos da instituição e que a obra em muito auxiliaria a recuperação de nossos doentes.

Por fim, usou da palavra o sr. Provedor, Izidoro Villibor, que fez um histórico desde a inauguração da instituição de 1914, enumerando todos seus provedores e todas as obras construídas no decorrer dos anos.

Artigo anteriorNova rua, na Abadia
Próximo artigoBandeira do Brasil?