Iniciativa exemplar de D. Leonor é reconhecida pelo Ministério da Cultura

O Ministério da Cultura anunciou no dia 21 de outubro, os vencedores do Prêmio Culturas Populares, oferecido por sua Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, visando reconhecer e premiar a atuação de Mestres e Grupos ou Comunidades responsáveis por iniciativas exemplares, que envolvam as expressões das culturas populares brasileiras.

Para nossa grande alegria, entre os vencedores, encontrava-se a mestra dona Leonor, que foi recompensada por suas ações com o projeto “Congada nas Escolas”.

Hoje professora aposentada, ela formou sua primeira congada nos anos 1970, composta sobretudo por seus alunos da Escola Estadual José Franco Craveiro, onde lecionava.

Em 2011, vendo que as congadas, tanto as infantis quanto a dos adultos, estavam desaparecendo, ela criou e desenvolveu o projeto “Congada nas Escolas”, em estabelecimentos de ensino de vários bairros da zona rural e na zona urbana da cidade.

Para sua realização, o projeto “Congada nas Escolas” da mestra dona Leonor já tinha conseguido o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria da Cultura, por meio do Programa de Ação Cultural; agora, com este prêmio do Ministério da Cultura, ela e seu projeto são reconhecidos pelo país todo.

O foco principal das ações da mestra dona Leonor, com este projeto, é a transmissão da tradição da congada para os mais jovens.  Ele envolveu a gravação de um CD, com os congos adultos e as crianças, cantando as músicas da congada, e a transcrição das letras e elaboração das partituras destas músicas tradicionais.

Este material foi entregue às escolas estaduais e municipais da cidade de Socorro e, além da contação de história da congada, os congos anciãos foram também levados às escolas, proporcionando às crianças uma experiência direta de aprendizado entre diferentes gerações.

Ensaiou-se então, com as crianças, as letras, músicas e danças da congada, compreendendo a “Embaixada”: luta coreografada e ritmada pelo batimento de espadas de madeira entre os congos vestidos de azul, que representam o bem (ou os cristãos), e os congos vestidos de vermelho, que representam o mal (ou os mouros). A indumentária, compreendendo capas, espadas, chapéus e os estandartes, foram confeccionados e doados às escolas.

Neste processo de transmissão,  foi filmado um vídeo, com imagens e testemunhos de diferentes mestres e congos da cidade. Um livro, cujo título é homônimo ao do projeto, foi publicado. Eles constituem ferramentas didáticas importantes para o registro, documentação e transmissão da congada. As escolas participantes do projeto receberam estes elementos, os quais continuam a ser doados a outras escolas, ainda hoje.

O projeto “Congada nas Escolas”, como um todo, promove a valorização, a continuidade e o fortalecimento da congada, levando à preservação da memória desta nossa manifestação de cultura popular.

A mestra dona Leonor é presidente da Associação Cultural ITC (Instituto Totem Cultural), que tem também colaborado com a transmissão e continuidade da Congada de São Benedito e Divino Espírito Santo, e de outras manifestações artísticas e culturais tanto a plano local na cidade de Socorro, como a plano nacional e internacional, e em parceria com outras instituições.

Para outras informações sobre a associação e as ações presididas pela mestra dona Leonor, entre no site da ITC : www.totemcultural.org.br

No links abaixo vocês têm a lista de todos os premiados pelo Prêmio Culturas Populares, e mais informações sobre este prêmio, que, este ano, prestou uma homenagem especial ao Mazzaropi, e à preservação da cultura popular brasileira, por meio do cinema:

www2.cultura.gov.br/culturaviva/premio-culturas-populares-2012/.