A Secretaria Municipal de Turismo, dando seguimento ao Projeto Socorro Destino Ecogastronômico, realizará oficinas gratuitas de sensibilização. Este projeto é uma das ações do Programa Cittaslow, que concedeu o título à Socorro como a 1ª Cittaslow do Brasil, ou seja, a “1ª Cidade do Bem Viver”. Dentro da proposta do Slow Food 6 Oficinas serão realizadas, gratuitamente, divididas em três eixos: 1. Bom; 2. Limpo e 3. Justo. Cada eixo terá 1 Oficina presencial (com 4 horas de duração) e 1 à distância (online, com 1h30 de duração).
A proposta é envolver empresários do ramo de alimentação, produtores rurais, gestores públicos de diversas secretarias e também associações, de forma com que o destino possa ser preparar, conhecer e implantar pratos, bebidas e sobremesas inovadores, criativos, mais saudáveis, que valorizem os alimentos da terra produzidos na localidade e que tenham maior consciência quanto ao processo produtivo dos alimentos orgânicos e o valor que podem gerar de benefício, alimentar, social e econômico, visando o bem coletivo e o incremento de suas áreas de atuação.
Poderão participar empresários de Bares, Cafés, Restaurantes, Pesqueiros, Pousadas, Hotéis, Parques de Aventura e outros negócios da cadeia do Turismo; gestores públicos e associações. Os eixos temáticos abordarão o conceito do termo ecogastronomia, sua origem, características, implicações e atuações, como o turismo gastronômico, biodiversidade alimentar, agroecologia e outros tópicos essenciais para assimilação do conteúdo e prática de tudo o que será trabalhado.
1. Bom: ecogastronomia; econutrição; comida afetiva; turismo gastronômico; saberes tradicionais; cultura alimentar, patrimônio agroalimentar local; 2. Limpo: biodiversidade alimentar; sistemas alimentares; soberania e segurança alimentar; educação alimentar; ambientes alimentares adequados e saudáveis. 3. Justo: agroecologia; agricultura sintrópica e agrofloresta; agricultura familiar; ecoturismo; comercialização e relações campo-cidade; agricultura urbana.
A filosofia e proposta do Slow Food é cuidar da terra, cultivar, preparar e comer alimentos de qualidade, pois a comida além de sustentar o corpo é fonte de nutrição espiritual, social, cultural e física. Valorizar alimentos da terra e tradicionais, característicos da cidade é um “prato cheio” para inovar e criar experiências gastronômicas, levando à mesa histórias e cultura.
Contribuindo com a preocupação ambiental do projeto, em cada oficina o participante deverá levar o seu próprio copo ou caneca individual, de maneira a minimizar os impactos quanto à geração de lixo.
E contribuir com uma “comidinha” (salgada ou doce) que represente o Slow Food para ser compartilhada em um momento de interação, convivência e aprendizado comunitário.
Para participar será necessário se inscrever previamente no WhatsApp da Secretaria de Turismo (19) 97111-0889. Confira o cronograma e palestrantes: