Jovens socorrenses preparam-se para participar da Jornada Mundial da Juventude

A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida pelo Vaticano para sediar a 38ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), de 23 a 28 de Julho de 2013 e tem como lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19). O evento é considerado o maior encontro de jovens católicos do mundo e foi criado por João Paulo II, em 1984.

A JMJ Rio 2013 reunirá mais de 2 milhões de jovens, com a ilustre presença do papa Francisco. Entre outras manifestações, no trajeto do Copacabana Palace até o Leme será montada uma via sacra, com mais de 14 escadarias plantadas ao redor da Avenida Atlântica.

História da Jornada

Organizada pela Igreja Católica, a Jornada Mundial da Juventude reúne jovens de todo o mundo, católicos e de outras religiões. As JMJs têm sua origem em grandes encontros com os jovens, celebrados pelo papa João Paulo II, em Roma. O Encontro Internacional da Juventude, por ocasião do Ano Santo da Redenção aconteceu em 1984, na Praça São Pedro, no Vaticano. Foi lá que o papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada.

O ano seguinte, 1985, foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. Em março houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano e no mesmo ano o papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude. A primeira JMJ foi diocesana, em Roma, no ano de 1986. Seguiram-se os encontros mundiais: em Buenos Aires (Argentina – 1987); em Santiago de Compostela (Espanha – 1989); em Czestochowa (Polônia – 1991); em Denver (Estados Unidos – 1993; em Manila (Filipinas – 1995); em Paris (França -1997); em Roma (Itália – 2000); em Toronto (Canadá – 2002); em Colônia (Alemanha – 2005); em Sidney (Austrália – 2008); e em Madri (Espanha – 2011).

A JMJ continua a mostrar ao mundo o testemunho de uma fé viva, transformadora e a mostrar o rosto de Cristo em cada jovem. São eles, os jovens, os protagonistas desse grande encontro de fé, esperança e unidade, tendo como objetivo principal dar a conhecer a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo, mas é verdade também que, através deles, o ‘rosto’ jovem de Cristo se mostra ao mundo.

Em Socorro

A diocese de Bragança Paulista recebeu 200 jovens peregrinos da França, que foram distribuídos por todas as paróquias da diocese e, para Socorro, vieram duas delas, que ficaram hospedados em uma residência, no Bairro Jaboticabal. Christelle e Chantal chegaram na 4ª feira, dia 17 de julho, e participaram da novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Igreja Matriz. Em aramaico, a língua de Jesus, Christelle rezou o Pai Nosso, comovendo todos os presentes.

Na 5ª feira, dia 18, conheceram algumas casas da zona rural, tiraram leite de vaca, colheram café, entre outras ações. Também conheceram as atrações turísticas de esportes de aventura no Parque dos Sonhos e participaram da Semana Jovem, no Salão Paroquial. Hoje, 6ª feira, dia 19, conhecerão as atrações turísticas da cidade, o Cristo Redentor, os casarões antigos, sorveteria… E terão um encontro com o prefeito André Bozola, no Centro Administrativo Municipal. Amanhã, dia 20, seguem para Bragança Paulista, onde se reunirão com os demais jovens franceses, para seguirem juntos ao Rio de Janeiro, para aguardar a chegada do papa Francisco e participar da Jornada Mundial da Juventude.

De Socorro, também parte para o Rio de Janeiro, um grupo de 9 jovens socorrenses, que participarão da jornada: André, Bruna, Elisângela, Leandro, Natan, Alexandre, Patrícia, Alan e Vanusa e Odete Zucato, que acomapanhar um grupo de São Paulo. A todos, boa viagem!