Leve seu instrumento para “Canja Musical” no dia 13

A canja musical é o encontro de músicos de Socorro que já teve mais de 10 edições realizadas na Feira Livre Noturna. É uma iniciativa dos próprios artistas, mas que também conta com o apoio institucional do Conselho Municipal de Cultura, por meio do Núcleo da Música, e da Secretaria Municipal de Cultura, que fornece os equipamentos necessários para sua realização.

Os músicos que participam do projeto, alguns iniciantes e outros bem experientes, o fazem por amor à arte e porque consideram de suma importância a troca de experiências e repertórios entre os artistas. Além do mais, o tempo e o trabalho que estes músicos se propõem, sem remuneração financeira, se apresenta como uma forma de contribuição dos artistas para com a comunidade e o sucesso da Feira Noturna. Todos os encontros são sempre muito bem recebidos pelo público, que passa a ficar mais tempo na Feira assistindo às apresentações, quanto para os feirantes, já que a dinâmica de trabalho, quando há uma atração artística, é diferenciada.

Para a próxima edição, que ocorre na quarta-feira, dia 13, a Canja Musical traz uma importante novidade: a parceria com Conservatório Municipal de Socorro Maestro Luiz Gonzaga Franco, que se dará da seguinte forma: será recolhido um valor de contribuição – uma vaquinha – de todas as barracas que quiserem colaborar e essa quantia integral será doada para o Instituto Cultura e Arte, que administra o Conservatório da cidade.

O Conservatório é uma instituição sem fins lucrativos, que angaria recursos próprios, além da parceria com o poder público, para manter seu bom funcionamento. Atualmente atende à 300 alunos, nos mais diversos instrumentos e segmentos musicais, promovendo gratuitamente a formação de novos músicos, a qualificação de artistas já atuantes, e contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos plenos, envolvidos com a sociedade do Município da Estância de Socorro.

Os organizadores da Canja consideram essa parceria muito importante porque, além da Canja continuar sendo esse importante meio de formação pessoal a partir do encontro entre diferentes músicos, o que proporciona aprendizados, influências, trocas, etc., o projeto agora vai colaborar com a instituição mais importante de ensino de música da cidade.

Espera-se também que a presente parceria traga mais músicos para esta e para as próximas Canjas Musicais, músicos que querem contribuir com o projeto e veem a enorme importância do Conservatório, e também aqueles que estão se beneficiando dos cursos do Conservatório e já podem ir pra rua mostrar a sua arte.

Compareça!

Então, todos os interessados – músico e apreciadores –  compareçam à Feira Noturna na próxima quarta, às 18h30, para contribuir e/ou conferir este encontro.

COMUPC abre inscrições para Projetos Culturais até 28/3

O COMUPC – Conselho Municipal de Políticas Culturais – recebe propostas de Projetos Artísticos e Culturais, visando compor a programação anual fomentada pelo Conselho nos diversos segmentos por ele representados: Música, Teatro, Dança, Artesanato, Artes Plásticas, Audiovisual, Literatura e Folclore.

As propostas devem ser enviadas até o dia 28 de março – impreterivelmente – para o seguinte e-mail: comucsocorro@gmail.com, com o assunto “Inscrição de projeto: <nome do projeto>”

Todos as propostas devem ser enviados em formato PDF contendo as seguintes informações:

– nome(s) do(s) proponente(s) e contatos (melhor e-mail e telefone);

– descrição objetiva da proposta (10 a 15 linhas);

–  valor pretendido para a realização, detalhando sua aplicação;

–  duração da atividade;

– abrangência de público.

O que se espera dos projetos? Serão avaliadas propostas para execução de oficinas e mostras culturais e artísticas em todas as áreas englobadas pelo COMUPC, apresentações musicais (Música na Rua), saraus, e outros projetos que se mostrem culturalmente relevantes e pertinentes.

Os projetos serão discutidos, analisados e selecionados em Reunião Ordinária e aberta do COMUPC em 16 de abril de 2019, às 19h, no Paço Municipal, por seus membros/representantes. Até o final do mês de abril o COMUPC entrará em contato com todos os proponentes contemplados. No caso de um projeto selecionado pretender subsídio maior do que o Conselho pode atender, então haverá negociação entre COMUPC e o proponente, buscando a adequação da proposta. Os projetos que não atenderem aos prazos, às informações solicitadas e instruções de envio descritas acima não serão avaliados.

Aos proponentes contemplados cabe o compromisso de, após a realização do projeto, apresentar os resultados em reunião ordinária do COMUPC.

Mais informações: comucsocorro@gmail.com ou pelo telefone (19) 3895-8344 (Mayara).