Contemplado na área de Literatura para a publicação de livro, na 2ª edição do ProaC Municípios, o projeto “Histórias, Causos e Sons”, de autoria do músico e professor Gabriel Elvis Perre promete resgatar partituras guardadas na gaveta, apresentando vida e obra de compositores locais. Fruto de pesquisa realizada por músicos socorrenses, o livro coordenado por Gabriel Perre deverá possibilitar o acesso, a músicos e interessados, de boa parte das mais de 200 partituras manuscritas por uma geração de compositores que faz parte da história da cidade. Possibilitará, assim, que ganhem vida, sendo tocadas em apresentações cotidianas de nossa cidade. Entusiasmado, o músico esteve em nossa redação para contar sobre seu projeto. Confira a entrevista:
De onde surgiu a ideia do livro?
Frequentava muito a casa de seu Luiz Franco e vi que lá havia muitas partituras guardadas e muito material sobre a música composta em Socorro. Ao pensar sobre tantas partituras “engavetadas”, visualizei a oportunidade de dar a continuidade a obra destes compositores, transformando em “Sons”, em Música, pois certamente este era o objetivo final deles. Como estou à frente do direcionamento pedagógico do Conservatório de Socorro, percebi que naquele momento eu assumira esta empreitada, pois uma vez editadas podem ser utilizadas em aulas, ensaios e apresentações, atingindo assim o objetivo final.
Quais compositores serão apresentados no livro?
Socorro possui uma tradição musical bastante significativa, mas alguns compositores se destacam talvez pelo número de partituras que resgatamos: os Ferragutti de duas gerações – Pedro e seu filho Toninho, Francisco Costa, Maestro Luiz Gonzaga Franco, Alberto Tata Niero, além de compositores das novas gerações que já estão sendo convidados a participar do projeto.
Você já realizou a pesquisa, como ela será organizada no livro?
O livro seguirá a linha dos “Song Books” de modo a trazer as partituras para o maior número de pessoas possível. Apresentaremos os compositores, incluindo, além das partituras, algo de sua biografia e causos envolvendo a vida musical de Socorro. A ideia é trazer para o leitor a história que está por trás dessas composições e despertar o interesse para que sejam executadas por quem gosta de música, quem já toca ou mesmo quem está aprendendo.
Quando contei sobre o livro ao amigo e entusiasta de grandes projetos socorrenses Sergio Franco (Ló), ele prontamente sugeriu que além de livro o projeto gere também um documentário. Ideia esta que já entrou em ação e estamos filmando as entrevistas, inicialmente com a ideia de captar material para em um segundo momento poder viabilizar o formato Documentário que contará com a participação de Sergio Franco na direção, do Fotografo Cuca Jorge e da Simone Saul que fará as edições.
Para a realização do formato documentário, faremos uma campanha de captação de patrocínio para a viabilização desta ideia. Fica aqui o convite aos empresários Socorrenses que se identificarem com o projeto.
Após o formato Documentário, temos a ambição de tornar também disponível o formato “Toque Junto” direcionado a alunos de música, formato este que possibilita interação em tempo real ao estudante.
Você menciona que o livro apresentará causos, como será a linguagem desta sua obra?
A linguagem deve ser acessível para o leitor interessado em música popular de qualquer região, mas no registro dos causos preservaremos nossa raiz socorrense, serão escritos de acordo com os dialetos locais. Também tivemos o cuidado de selecionar inspirações e temas genuinamente socorrenses. É uma obra para apresentar as obras desses que foram nossos compositores mais tradicionais e que, de certo modo, estão sendo esquecidos. Vamos trazer toda essa história e boa música à vida.
Outros artistas vão contribuir para a organização do livro?
A capa fica por conta de Ulisses Farias e a digitalização das partituras fica por minha conta e de Igor Montini, que é estagiário no Conservatório.
A revisão musical será feita por Toninho Ferragutti, que está também ansioso com a conclusão do projeto por visualizar sua importância.
Todo projeto Proac oferece uma contrapartida, qual será a sua?
O evento de lançamento do livro em si já será parte da contrapartida, junto com a disponibilização gratuita da obra. Faremos uma apresentação da história por trás da obra, contando sobre a música socorrense e seus compositores. E, claro, para que a apresentação seja completa, haverá música ao vivo dando vida a parte das partituras apresentadas no livro. Nessa noite especial serão convidados todos os envolvidos no livro, pesquisadores, professores e familiares dos compositores que devem ganhar um exemplar da obra. Também haverá doação de 5 exemplares para a Biblioteca, 5 para o Conservatório e um exemplar para cada escola municipal. E o site do Conservatório disponibilizará online.
Gabriel Perre – Proponente
Estudou no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos – Tatuí (CDMCCT) violão clássico e guitarra (MPB e Jazz) e é formado em Licenciatura em Guitarra e Violão pela Faculdade Vale do Rio Verde (UNINCOR) Três Corações. Foi, durante seis anos, Educador no Projeto Guri do Governo do Estado de São Paulo. Atua como Produtor e Diretor Artístico da empresa GP Produções Musicais. Como Presidente do Instituto Cultura & Arte, foi o idealizador do Projeto Conservatório Municipal de Socorro (Ponto de Cultura), onde está à frente da Direção desde a fundação. Ainda no Conservatório é Responsável pela Coordenação Pedagógica e atua como Professor de Violão, Guitarra, Prática em conjunto e Teoria Musical.
Integrante do Trio Nascente e diversas formações que visam difundir e contribuir com a música instrumental Brasileira.