Lucas Farias é diretor de palco da Megaprodução “Mudança de Hábito”

Lucas Farias 1 xx

Uma diva disco se refugia dentro de um convento, ao testemunhar um assassinato. Esse é o inusitado ponto de partida para “Mudança de Hábito”, filme estrelado por Whoopi Goldberg, consagrado como uma das comédias mais reconhecidas do seu tempo. Na trilha desse sucesso, invadiu os palcos e ganhou superprodução musical em 2009, reconhecida pelo público e pela crítica. Hoje, já soma apresentações em 11 países, incluindo os Estados Unidos, na Broadway, e Inglaterra, no West End.

Depois de ser assistido por mais de cinco milhões de espectadores no mundo, a montagem original – com letras em português e elenco brasileiro – desembarcou pela primeira vez no Brasil, com estreia no dia 5 de março de 2015, no Teatro Renault, em São Paulo.

Lucas Farias 3 xxE no meio de um elenco de peso, acompanhado por grandes nomes do cenário musical, que foram incluídos no projeto, está o de Lucas Farias, de 24 anos, filho de Elsa e Ulysses Farias que, há cerca de cinco anos, trabalha como stage manager (diretor de palco) de diversas produções artísticas, entre elas “Bruxas de Eastwick”, “A Família Adams” e “Crazy For You”, com a produção de Cláudia Raia.

Entrevistamos o socorrense que, em meio a tanto trabalho, com a estreia do novo musical, nos forneceu um pouquinho de seu tempo para contar um pouco de sua trajetória no cenário de musicais.

OM – Como e quando começou o seu trabalho de stage manager?
Comecei aos 19 anos quando fui convidado por Leslie Pierce (que veio do México para fazer “Les Miserables”, da Broadway, no Brasil) e me chamou para ser seu assistente em “Bruxas de Eastwick”, produzido pelo Time For Fun. Depois de Bruxas fui convidado pela mesma produtora para fazer o musical “A Família Addams”, em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Depois disso fui coordenador de produção e técnica do Teatro Bradesco Rio (TBRio), fazendo mais de 8 produções nacionais e internacionais, incluindo o “Show Lá Verita” e “Slavas Snow Show”.
Saindo do TBRio fui convidado a ser Stage Manager – Diretor de Palco – de “Crazy For You”, com a produção da Cláudia Raia; fiz a turnê pelas principais cidades do Brasil, levando uma megaprodução da Broadway para todo o país.
Acabando a temporada, fui convidado pela Time For Fun a voltar e assumir a chefia do departamento stage management para a megaprodução que estreou no dia 5 de março, o sucesso “Mudança de Hábito”

OM – Qual é a sua função?
Cuidar de uma forma geral da comunicação, organização e segurança entre os departamentos de som, luz, figurino, cenário, adereços, elenco e orquestra, além dos diretores de cena, musical e de dança.  Após o terceiro sinal tenho o comando do show por uma central com 9 câmeras e muitos intercons, para me comunicar com as equipes durante o show inteiro, chamando todas as deixas de cenário e luz; além disso, cuido da segurança geral do espetáculo. Se algo der errado a “bomba” vem para mim, e minha função é desarmar essa bomba, sem que o público perceba absolutamente nada. Sempre deu certo (rsrs…). E faço o possível para o público sempre ter o melhor show.

Lucas Farias 2 xxOM – Quais foram seus principais trabalhos?
Amo todos os trabalhos que faço e faço com muito amor. É difícil falar de um principal, pois todos são; um mais diferente que o outro, mas sinto saudades das aventuras de “A Família Addams”. Um trabalho de grande destaque pode ser esse de agora, que está estreando, que é o musical “Mudança de Hábito”.

OM – Como conseguiu alcançar um espaço na Time for Fun?
Tive uma grande escola da vida, que foi o Teatro Gazeta, e minha família que sempre me apoiou em tudo e me deu muita força, sempre. E, mesmo novo, nunca deixei de trabalhar com teatro.
Depois de fazer muitas peças com a R&M Brasil – Produções Artísticas e adquirir muita experiência prática, entrei como assistente de Stage Manager e, após 2 anos dentro da empresa, conquistei a chefia do departamento Stagemanagement da T4f no Brasil, e está sendo uma oportunidade maravilhosa de trabalhar diretamente com Jerry Zaks, que já ganhou 4 Tony Awards (Oscar do teatro americano de melhor diretor) e também Steve Beckler, que já fez mais de 35 musicais da Broadway, como Stage Manager e, agora, é o diretor associado de Jerry Zacks em “Mudança de Hábito” e várias outras produções.

OM – Quais seus trabalhos na companhia?
Os musicais “Bruxas de Eastwick” e “A Família Addams”, além da pré-produção de “O Rei Leão” e “Mudança de Hábito”

OM – Tem alguma projeção para o futuro?
Meu foco é estudar mais direção, para trabalhar não apenas com musicais, mas também produções de Teatro, TV e Cinema.

OM – Quer deixar um recado para os profissionais do teatro, com relação à profissão?
Essa profissão “Stage Manager” ainda é nova no país e está carente de profissionais que entendam da área e saibam fazer esse trabalho muito bem, pois exige muita responsabilidade, já que o profissional é responsável por um show completo, e cuida de todas as pessoas envolvidas nele. Não é para qualquer um! Então, estudem e façam tudo com muito amor e respeito, pois o resto acontecerá, se usar essas duas ferramentas que são básicas para qualquer profissão.

OM – Algo mais?
Agradeço à minha família por sempre me apoiar em todas as minhas decisões e ao jornal o Município pela oportunidade de mostrar um pouco de mim, para esta cidade maravilhosa.

Artigo anteriorHoje:Chicago
Próximo artigoFormatura da Plimec