No dia 3 de setembro, Luis Carlos Rostirola iniciará uma longa, senão a maior caminhada de sua vida. Ele percorrerá os 800 quilômetros, saindo de Saint Jean Piet Port, na França, até Santiago de Compostela. “Pretendo fazer o percurso em 30 dias. Pelas pesquisas que fiz, existem pessoas que o completam até em 27 dias. No total, serão 35 dias de viagem, sendo que quatro deles será na ida e volta. Parto de São Paulo no dia 1º, rumo a Madri, com escala em Roma e, depois, de trem até Pamplona, para, no dia seguinte, pegar um ônibus até Saint Jean”, conta ele.
Luis lembra que,na época de estudante, tinha um amigo, Élvio, de espírito aventureiro, com o qual fez diversas viagens e, na época, eles chegaram a conversar sobre o Caminho de Compostela e, desde então, estudou muito a respeito. “Dentre os muitos sonhos de jovem, fazer o Caminho era um dos que faltavam a ser realizados”, destaca ele. “Com o passar dos anos, tracei como meta fazer o Caminho depois que meus filhos se formassem. No ano passado, em maio, aconteceu algo muito estranho: acordei certo dia, uma sexta feira, pensando muito a respeito desse assunto; devo ter sonhado e, durante a manhã toda daquele dia pensava que, talvez, estivesse chegando a hora. No final da manhã, peguei o Jornal O Município e abri aleatoriamente, quando vejo uma matéria sobre a preparação de Elton Benatti para fazer aquilo que sempre sonhei, no dia em que mais pensava no assunto! Entendi tudo como um tipo de aviso e marquei na minha agenda que, no dia 01/09/2016 viajaria para a Espanha. A partir daquele dia, parece que tudo conspirou a favor e foi acontecendo”, completa o socorrense, que percorrerá os 800 quilômetros, sozinho. “Vou eu e Deus! Na verdade, quando decidi realmente fazer, a primeira pessoa que convidei foi a Rita, minha mulher, já sabendo que a resposta seria não! (risos) Depois, comentei com alguns amigos, conhecidos, mas ninguém se animou muito. Sei que vou encontrar muitas pessoas fazendo o mesmo que eu, inclusive brasileiros”.
Preparo físico, emocional e psicológico
Desde que Luis tomou a decisão de percorrer o caminho, ele traçou algumas metas de treinamento e, gradativamente, foi aumentado a intensidade e volume. “Desde o início deste ano, faço tudo como manda o figurino; fiz um check up com o cardiologista, mudei minha alimentação com a orientação da nutricionista da Academia Equipe Sette, Vanessa. Depois, fiz avaliações físicas periódicas, com o meu filho Cesar, que montou treinamentos específicos na musculação; comecei a fazer Pilates com a minha mulher, Rita Sette e com a Claudia Tanzi, além de caminhadas três ou quatro vezes por semana. Também passei a dormir uma hora a mais por noite.O resultado foi maravilhoso: diminuiu a massa gorda, aumentou massa magra, melhorou muito a minha disposição e confiança”, enfatiza ele.
No mês passado, Luis teve a oportunidade de sentir como realmente estaria sua condição física, ao participar de uma Romaria, até Aparecida. “Convidado pelo Elias, organizador do grupo, saí no dia 25 de junho, com mais 15 caras fantásticos, percorrendo 190 quilômetros em seis dias, com uma mochila nas costas, e fui muito bem! Foi, com certeza, uma das melhores experiências que tive na vida. Foram seis dias maravilhosos, em contato com a natureza e, situações como estas, nos fazem valorizar mais o lado simples da vida: um colchão não muito bom, quando você está cansado é de excelente qualidade; um chuveiro não muito bom, quando você caminha o dia todo sob sereno e sol, é fantástico; um prato de arroz, feijão, salada e um pedaço de carne ou linguiça, é um banquete. Além disso, a experiência de colocar em prática, companheirismo, amabilidade, fraternidade, solidariedade, tolerância, simplicidade, fé, entre outros bons valores que não colocamos como deveríamos em prática, fez muito bem para o espírito”, diz ele.
“Vai ser um grande desafio, viagem distante, países que não conheço, idioma que não domino, 800 quilômetros em 30 dias… Sem dúvida, vai ser um grande teste físico e mental, mas, certamente, o maior desafio vai ser ficar 35 dias longe de mulher, filhos, família, amigos, trabalho etc. Dizem que o Caminho começa no dia em que você decide fazer, e é exatamente o que esta acontecendo comigo. A partir do momento que tomei a decisão, muito mudou em mim! Entre as principais mudanças, está o cuidado comigo mesmo, sabendo que isto é importante para mim e para quem está próximo. Já estou com 55 anos e sei que a parábola da minha vida já está na descendente, há algum tempo; passei a ver com egoísmo o fato de não me cuidar. Sei que, com a idade, ficamos cada vez mais dependentes dos outros e pretendo, com esta mudança, ter um envelhecimento com mais qualidade. Ter saúde e disposição para viver bem, sempre, se possível. Aproveitando, também quero agradecer a Deus e às muitas pessoas que direta ou indiretamente me ajudaram e estão me ajudando. A toda minha família e amigos, pela torcida e incentivo, a todos os professores e funcionários da Academia Equipe Sette pelo apoio, de modo especial aos professores Everton e Breno, que me acompanham nos treinos de musculação, e um agradecimento mais que especial a Rita, minha esposa, ao meu filho Cesar e a Dani, minha irmã que, além do apoio, estão me ajudando muito na preparação, e os quais darão todo suporte na minha ausência”, encerra ele.