Meio ambiente foi tema do 1º Encontro Biológico, em Socorro

Na edição nº 3.577, de 22 de julho de 1989, a luta pela preservação do meio ambiente já existia, em Socorro.

1º Encontro Biológico em Socorro

Promovido pelo Departamento de Agricultura da Prefeitura, dirigido pela Agr. Dra. Salete de Fátima Torres Hishikawa, teve lugar de 14 a 16 do corrente mês, o 1º Encontro Ecológico na cidade.

A programação contou com a Abertura, no Salão Paroquial, na noite de 14, com palestra preferida pelo Eng. Marcelo Crestana, da CATI, de Campinas, sobre o tema “Arborização Urbana”. No Ato, além do comparecimento das muitas autoridades locais e do senhor secretário do Meio Ambiente do Estado, representado pelo Dr. Esmeraldo Tarquinio Filho, acorreram pessoas da sociedade socorrense estudiosa do assunto. Logo a seguir deu-se uma Inauguração de Arte sob o tema “Nossa natureza”, com telas de autoria dos artistas Pitida Peretto, José Peretto e José Basiloni Junior entre outros, animado pelo conjunto musical “Contrabando”, além de delicioso coquetel servido pelo Barrio’s Buffet.

No dia 15, o encontro teve prosseguimento com palestra sobre “Aproveitamento do Lixo”, Dobradura Ecológica, Exposição de Asas Delta, Ginástica Aeróbica, encerrando com palestra sobre “Manifesto Verde”, proferida pelo consagrado autor Ignácio de Loiola Brandão.

Dia 16, aconteceu a projeção de um filme sobre a Vida das Abelhas, Vôo Livre na Pedra da Bela  Vista, exibição de filmes e debates sobre agrotóxicos, desmatamento e Educação Ambiental, seguidos de encerramento do encontro.

É pena que a população ainda demonstre pouco interesse por encontros dessa natureza, enquanto o mundo inteiro se preocupa com a destruição da Amazônia e da camada de ozônio, com evidência do aumento da poluição atmosférica, causada por automóveis e fábricas.

Parabenizamos a Eng. Salete, a Prefeitura e o COMDEMA co-promotores do evento, que procuram sensibilizar a população para os perigos do desmatamento e para as falhas da educação ambiental no país.

Somos gratos pelo atencioso convite que nos foi dirigido.