O Museu Municipal de Socorro será reinaugurado na sexta-feira dia 17 de maio, durante as comemorações da Semana Nacional dos Museus do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus). O ato terá um cerimonial a partir das 20 horas, quando será reaberta oficialmente a ala antiga, no primeiro prédio que foi totalmente revitalizado. Paralelamente, também será inaugurada a ala nova no prédio anexo.
A esses procedimentos de revitalização obedeceu-se a um projeto desenvolvido pelo designer Guilherme Salles de Campos, intitulado Projeto de Requalificação e Ampliação do Museu Municipal. O profissional executou uma obra dentro dos ditames das normas internacionais de preservação patrimonial para prédios históricos, como é o caso do espaço em que, a partir de agora, se localiza a ala histórica do museu, considerada a construção mais antiga de Socorro.
No cerimonial constam homenagens, pronunciamentos, apresentação da Corporação Musical Santa Cecília e de alunos do Conservatório Musical de Socorro, além de Exposição com obras de artistas plásticos de Socorro. Entre as novidades do Museu está o acervo com aproximadamente 100 peças inéditas, mostruários em gesso e iluminação especial.
Guilherme desenvolveu o projeto com base na passagem do tempo, que será sentida pelos visitantes do museu, ao percorrerem seus espaços, e que apresenta arquitetura com simbologia e harmonia perfeita dentro da composição da obra em seu detalhamento, nas cores, iluminação, uma verdadeira viagem no tempo, acompanhando as datas e as peças expostas, sem que estas percam as suas características. Ver para crer é o que se pede, nesse novo tempo projetado pelo profissional, para o museu da cidade.
O novo espaço se insere no contexto de referência nacional e até internacional, como obra diferenciada na arte da projeção de revitalização dos prédios históricos ocupados por museus, garante o designer.