Novas aquisições do Verde Novo preparam Viveiro da Copaíba para produção de mudas

Leitura obrigatória

A Associação Ambientalista Copaíba está ampliando a estrutura do Viveiro Florestal para o Verde Novo, graças ao patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Ambiental. Lá estão sendo produzidas todas as mudas que serão doadas para os proprietários de terra parceiros do Verde Novo. São mais de 130 espécies, todas nativas da Mata Atlântica e que atendem os 13 municípios da região, pertencentes às bacias dos rios do Peixe e Camanducaia – área de atuação da Copaíba.

Para que a produção fosse ampliada, a Copaíba conseguiu reforçar a estrutura do Viveiro, com diversos itens: o telhado da casa de sombra recebeu manutenção, oferecendo melhores condições para o desenvolvimento final das mudas; de 20 novas mesas; um novo sistema de irrigação que está sendo instalado e tubetes de plantio que estão em fase de aquisição. Os tubetes são utilizados na produção das mudas. A melhoria na estrutura do Viveiro permitiu a ampliação da capacidade produtiva, alcançando a produção de 250 mil mudas nessa nova fase do Verde Novo, das quais 150 mil estão sendo doadas aos proprietários de terra interessados em recuperar suas matas. Na primeira etapa, a Copaíba produziu 100 mil mudas para os plantios.

A entidade adquiriu, também, formicidas, hidrogel e adubos, que também são fornecidos gratuitamente aos parceiros, durante o plantio das mudas e nos monitoramentos periódicos realizados pela equipe técnica da Copaíba.

Outro reforço para o trabalho da equipe, proporcionado pelo patrocínio da Petrobras, foi a aquisição de uma caminhonete, que amplia e facilita o acesso da equipe às propriedades rurais parceiras, permitindo, ainda, que as mudas sejam transportadas até as propriedades, de maneira adequada e de uma só vez. “Muitas propriedades localizam-se em áreas de difícil acesso. O novo veículo facilitará o trabalho da equipe de campo, possibilitando atender todas as propriedades”, ressaltou a coordenadora de restauração florestal, Ana Paula Balderi. O modelo e os adesivos de comunicação visual do veículo seguem as indicações do patrocinador.

O Verde Novo é realizado em duas frentes: a restauração florestal e a sensibilização ambiental. Para contribuir com a sensibilização proposta pela Copaíba, a verba destinada ao Verde Novo também foi empregada na elaboração da cartilha distribuída aos alunos que participam da ação. Eles ainda receberão camisetas, bonés e canetas do Verde Novo. “Os materiais impressos e de comunicação, como a cartilha, são importantes ferramentas de trabalho; eles complementam as informações que são passadas durante a visita dos estudantes, ao viveiro. Além disso, a cartilha é utilizada no trabalho de sensibilização ambiental dos proprietários de terra e contribui para reforçarmos a importância da conservação e restauração da Mata Atlântica na nossa região”, acrescentou a coordenadora do Verde Novo, Flávia Balderi.

Serviço

Todas as ações da Copaíba podem ser acompanhadas pelo site da instituição – www.copaiba.org.br ou pelo facebook/associacaoambientalistacopaiba.

 

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias