Número de estelionatos já supera em 48% o ano de 2012

Leitura obrigatória

De acordo com um levantamento feito pela Polícia Civil de Socorro, o crime de estelionato, neste ano, já superou em 48% o ano de 2012 inteiro, quando foram registradas 48 ocorrências. De janeiro a novembro deste ano, foram anotados 71 casos, das mais diversas naturezas.

Segundo o investigador Vagner Oliveira Preto, as fraudes bancárias são as formas mais frequentes que os golpistas usam contra suas vítimas. “O estelionato é uma prática que faz com que a pessoa seja induzida ao erro. No caso das fraudes bancárias, por exemplo, o golpista se passa por um funcionário do banco, se oferece para ajudar a pessoa que, na maioria das vezes, é um idoso, observa-a digitando a senha e, na hora de devolver os cartões, troca o original por um falso. Nesses casos, a vítima só percebe o golpe bem depois, quando ela vai sacar o benefício, do mês seguinte. Portanto, é importante que, principalmente os aposentados, sempre peçam para alguém da família acompanha-los para fazer o saque do benefício. Vale ressaltar que, na maioria dos casos registrados, são apenas tentativas, não causando nenhum prejuízo material”, explica ele.

Ainda com relação aos golpes bancários, Vagner alerta sobre os clones de cheques que são feitos, que podem ser passados em algum banco, para ser descontado.

Além das fraudes bancárias, o investigador faz um alerta a outros tipos de golpes, como a compra em nome de empresas, das quais os estelionatários pegam todos os dados e adquirem bens materiais em nome das firmas que, no fim, acabam tendo que pagar pelo prejuízo.

“Outro golpe muito comum, praticado em Socorro, é a venda de veículos sem recibo ou sem nota. Fiquem atentos, quando forem comprar ou vender objetos de grande valor, verifiquem se o recibo é original”, alerta Vagner.

Entre os golpes comuns na cidade está o do benzedor, no qual o golpista pega um objeto de valor da vítima, dizendo que irá benzê-lo; o falso sequestro, que faz com que a pessoa fique desesperada, obedecendo todas as ordem que lhe são dadas; golpe do bilhete premiado… “São muitos os tipos de golpes de estelionatários, e a maioria deles é aplicado em vítimas vulneráveis, como os idosos. Por isso, fiquem atentos. É sempre válido desconfiar, principalmente em casos em que a ‘oferta’ é tentadora; portanto, estejam em alerta a qualquer oportunidade deste tipo que aparecer”, encerra o investigador.

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias