Nutricionista do esporte dá dicas e orientações de alimentação

Leitura obrigatória

Procurar orientação para o planejamento alimentar, quando se inicia a prática esportiva, é de grande importância. De acordo com a nutricionista esportiva Ana Paula Dias de Souza, é por meio da alimentação que o esportista ou atleta consegue energia, dentre outros nutrientes necessários e fundamentais ao bom desempenho na atividade física. E é preciso um profissional qualificado para planejar, organizar e orientar a alimentação adequada, assim evitando prejuízos à saúde e melhorando o desempenho na atividade.

Ela é técnica em Nutrição pela ETE Getúlio Vargas, nutricionista pela Universidade Paulista, especialista em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP e associada à ABNE (Associação Brasileira de Nutrição Esportiva), respondeu a algumas perguntas e deu dicas de alimentação.

Para quem passou a maior parte da vida de modo sedentário e agora resolveu mudar os hábitos para um estilo de vida saudável, quais são os cuidados a serem tomados e por onde devem começar?

Indico uma visita ao médico clínico geral para um checkup, depois a um nutricionista e educador físico; nessa mudança, é importante estar amparado por profissionais especializados, para ser orientado corretamente e conduzido ao novo estilo de vida, com maior eficiência.

Quais são os tipos de suplementos mais utilizados e por quê?

Dentre os mais utilizados estão as vitaminas, minerais e o WheyProtein, o qual é muito procurado pelo modismo; há procura, ainda, por hipercalóricos, termogênicos, BCAAs e carboidratos de reposição energética rápida. Outro motivo da procura é a melhora doa desempenho e otimização de tempo para atingir determinados objetivos pessoais ou atléticos.

O uso indevido de suplementos pode engordar?

Pior que engordar, pode fazer mal à saúde e ainda pesar no bolso do indivíduo. Nem sempre há a necessidade da suplementação; a sobrecarga de nutrientes pode ser prejudicial à saúde e, em alguns casos, o consumo inadequado ou errôneo representa desperdício.

Quanto à alimentação antes ou depois dos treinos, o que você orienta? Por quê?

Oriento fazer refeição com alimento energético, pão e geleia, por exemplo, para iniciar a atividade; durante o exercício, é importante a hidratação com água mineral e suplementação com eletrólitos e energéticos para atividade intensa, acima de uma hora de duração, tal como bebida esportiva e géis de carboidrato; no pós-treino recomendo reposição energética, proteica e antioxidante, podendo ser fruta e/ou cereal, carne branca ou whey e frutas vermelhas, que possuem função antioxidante. O horário do treino é importante para determinar a composição da alimentação.

E suplementos? Quais os melhores para se consumir antes e depois dos treinos?

Dependerá da alimentação do indivíduo, o tipo, a intensidade e duração da atividade que será desenvolvida. No geral, basicamente, os pré-treinos são compostos por fontes energéticas e/ou estimulantes para suporte à atividade que será desenvolvida; durante o treino, em geral, além da hidratação com água, em treinos superiores a uma hora deve-se fazer a reposição de eletrólitos (bebida esportiva ou outro) e o pós-treino deve conter fonte energética de rápida absorção (carboidratos em gel/pó), proteica (Whey, entre outras) e antioxidante (vitamina C e E).

Podemos fazer atividade física em jejum?

Não é recomendado! Existem trabalhos científicos a respeito, mas nenhum consistente quanto à eficácia da atividade física em jejum.

Podemos emagrecer com uma dieta somente à base de proteínas e continuar a realizar treinos intensos?

Qualquer restrição drástica gera um déficit calórico representado pela perda de peso, que é a diminuição bruta de peso em massa muscular, gordura e água, diferente do emagrecimento caracterizado pela diminuição de gordura corporal. Sem a alimentação adequada contendo fonte de energia (carboidratos), a eficiência do rendimento esportivo estará prejudicada.

Qual suplemento não pode faltar na dieta do atleta?

A dieta alimentar do atleta deve ser fracionada em ao menos seis refeições diárias, adequadas em quantidade e qualidade ao indivíduo e sua atividade. A suplementação vem depois, conforme a necessidade, e deve ser personalizada.

E que alimentos não podem faltar a um atleta?

Alimentos saudáveis, variados, frescos, de boa procedência, bem higienizados e acondicionados, para evitar danos ao organismo. Água, cereais, especialmente os integrais, carnes magras, preferencialmente brancas, frutas, vegetais e castanhas.

Qual é o perfil do seu cliente?

Esportistas, atletas e indivíduos interessados em mudar o estilo de vida, buscando incentivo para iniciar atividade física e realizar alimentação saudável por estética e saúde.

Qual o risco de quem se exercita e não se alimenta corretamente?

Existem muitos! Os pontuais vão desde sensação de mal-estar, dor de cabeça, enjoo, vertigem, dores musculares, hipoglicemia. A médio e longo prazo, os prejuízos são maiores, afetando a saúde como um todo, inclusive com lesões musculares, pela falta do aporte nutricional. Qual o melhor horário para se exercitar?

Ana Oliveira XX

Depende do relógio biológico de cada um. A pessoa tem que perceber qual horário do dia consegue atingir maior rendimento e prazer em realizar a atividade, até mesmo a disponibilidade entre seus compromissos. Este será o melhor horário: o que é possível para fazer e curtir a atividade.

Algo mais?

Bons hábitos alimentares e atividade física são fatores para o bem-estar físico e mental. Seguir uma alimentação individualizada e adequada à atividade praticada é fundamental para obter um ótimo desempenho físico; a suplementação ocorre quando há necessidade, quando é requerida pela atividade praticada. Este recurso é utilizado para sustentação da saúde e melhora do rendimento esportivo.

Serviço

Ana Paula atende em Socorro, no Estúdio Corporales, à Rua Dr. Alfredo de Carvalho Pinto, 25; e em São Paulo, à Rua Luis Góis, 574 – Vila Mariana.

- Anunciantes -

1 COMENTÁRIO

- Anunciantes -

Últimas notícias