Nutricionista fala sobre a alimentação para pacientes com diabetes

Leitura obrigatória

Em linhas gerais, o Diabetes é uma doença de metabolismo da glicose, causada pela falta ou má absorção de insulina no organismo.

O tratamento de um paciente com esta doença parte do princípio da necessidade de colocar a glicose para dentro da célula, e isto pode ser feito com a reposição de insulina (no caso de deficiência de sua produção) ou de uma melhora da sua ação (no caso de resistência), por meio de medicamentos e /ou dieta. Uma vez controlada a glicose, a pessoa com diabetes pode ter uma vida normal, desde que mantenha certa disciplina.

A dieta do diabético é saudável e balanceada, devendo se evitar apenas açúcar e doces, mas ela pode conter de tudo, porém devem-se evitar os excessos e a obesidade. Para falar um pouco da alimentação de um paciente com Diabetes, entrevistamos a nutricionista Cacilda Tassara (CRN 5575), qualificada em Educação em Diabetes pela SBD – Sociedade Brasileira de Diabetes e ADJ Diabetes Brasil.

OM: Existem no mercado vários tipos de adoçantes e produtos para diabéticos. Qual a diferença entre produtos diet e light?
Cacilda: Produtos diet destinados aos diabéticos não contêm açúcar em sua composição, mas podem conter grandes quantidades de gorduras, o que não é recomendado. Como exemplo, temos os chocolates diet, sem açúcar e ricos em gorduras. Os produtos light possuem 25% de açúcar e ou gordura a menos, e são indicados para pessoas que querem reduzir calorias. Uma pessoa com glicemia controlada pode consumir produtos light, também, mas sempre com orientação. É fácil acontecer confusão com esses dois tipos de produtos; é sempre bom ler o rótulo para comparar com os produtos convencionais.

OM: Quem possui Diabetes pode comer todos os tipos de frutas?
Cacilda: Sim, o diabético pode comer todos os tipos de frutas, mas não todas ao mesmo tempo. Devem-se evitar sucos de várias frutas, pois podem elevar a glicemia. O ideal é consumir as frutas com casca e bagaço, para retardar o aumento da glicemia.

OM: O diabético pode comer arroz, feijão, massas e pães?
Cacilda: A pessoa com Diabetes pode e deve comer qualquer um desses alimentos citados, mas sempre em quantidade moderada, acompanhados sempre de alimentos ricos em proteína (carnes magras, aves e peixes) e verduras cruas e cozidas. O diabético pode comer cereal refinado, mas o melhor é sempre o cereal integral, rico em fibras. Não existe nenhum benefício para o diabético em usar a farinha sem glúten.

OM: Quais as recomendações com relação ao consumo de bebidas alcoólicas?
Cacilda: O consumo de bebida alcoólica deve ser sempre acompanhado com algum tipo de alimento, a fim de se evitar uma hipoglicemia, isto é, baixar muito os níveis de glicose no sangue. A quantidade de bebida alcoólica a ser ingerida deve ser sempre discutida com o médico ou por uma nutricionista.

OM: A pessoa com Diabetes pode fazer atividade física?
Cacilda: Sim, a pessoa com Diabetes deve fazer atividade física, pois há um controle melhor da glicemia. Há muitos outros motivos para o diabético praticar exercícios, como o controle do peso, redução da pressão arterial, os quais diminuem o colesterol ruim, além de melhorar a autoestima e o bem-estar.

OM: Pessoas com Diabetes podem comer alimentos “que vem debaixo da terra” (cenoura, batata, mandioquinha, cará, inhame…)?
Cacilda: Sim, elas podem comer, mas sempre em quantidades moderadas. Criou-se um tabu em torno desses alimentos, mas hoje sabemos que, se forem quantidade moderadas, o diabético pode, sim, comer esses alimentos.

OM: Como seria a alimentação de quem tem Diabetes?
Cacilda: É importante que a pessoa com Diabetes coma de 3 em 3 horas, que não pule refeições. Se a pessoa toma insulina, deve ter os horários mais fixos que puder. Uma recomendação é sempre evitar gordura de origem animal e evitar o açúcar simples, doces, sorvetes e balas…
Deve fazer parte do prato cereal integral, carne magra, verduras e legumes. Quanto mais colorido o prato, melhor, e sempre com muito sabor

OM: Algo mais?
Cacilda: Devemos lembrar que o Diabetes não tira folga nos finais de semana; é importante seguir o plano alimentar, sempre. O conhecimento da doença faz com que o controle seja mais fácil e sujeito ao sucesso. O tratamento é eficaz quando trabalhado com uma equipe multiprofissional.

A nutricionista atende na Clínica Center, localizada à Rua Marechal Deodoro, 99, telefone 3895-1020.

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias