Nutricionista fala sobre os riscos das dietas sem acompanhamento profissional  

Leitura obrigatória

O desespero e a ambição de perder peso leva muita gente à internet, em busca de dietas que alegam funcionar em pouco tempo, e até de regimes alternativos seguidos por muitas celebridades.  E há quem tenha sempre na manga uma dieta da sopa, da proteína, dos pontos, do grupo sanguíneo, sem glúten, que eliminam o consumo de determinados alimentos e exageram na ingestão de outros. O que, na maioria das vezes, não fica bem explicado é que remédios e alterações radicais na alimentação sem ter o acompanhamento nutricional podem colocar a saúde em risco, e trazer complicações piores do que o excesso de peso.

Para falar sobre estes riscos, entrevistamos a nutricionista da Academia Equipe Sette, Vanessa Cassiano, graduada em Nutrição pela Universidade Guarulhos, com cursos de Especialização em Nutrição Esportiva

As dietas online comportam riscos?
Sim, uma vez que não é realizado o atendimento presencial, existem riscos à saúde. Além disso, vai contra a resolução do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), que diz “é vedado o atendimento não presencial, seja através da internet ou qualquer outro meio de comunicação que não configure atendimento presencial”.

Em que casos pode a internet ser uma aliada na perda ou ganho de peso?
Nos casos em que as pessoas buscam dicas de alimentação em geral, receitas, em sites, blogs, redes sociais de profissionais da área de nutrição, pois valem como um auxílio no tratamento nutricional; porém, isso não isenta a necessidade de uma consulta presencial, que vai realizar a avaliação efetiva e fazer a prescrição dietética daquele indivíduo.

Qual a importância de um acompanhamento profissional na perda ou ganho de peso?
O profissional habilitado realizará toda a avaliação necessária, dando o diagnóstico preciso e uma prescrição dietética efetiva e, com isso, iniciar um acompanhamento ao paciente, orientando o tratamento específico para cada objetivo, seja perda ou ganho de peso. Não adianta tomar um suplemento sem conhecimento se aquelas substâncias são benéficas para aquele objetivo; com o acompanhamento de um profissional, toda a prescrição é exata VANESSA nutricionistaà necessidade do paciente, sendo efetivo e sem riscos à saúde.

Qual a sua orientação para quem sempre buscou uma dieta via internet?
Oriento sempre procurar um nutricionista que faça atendimento presencial, pois estará habilitado a prescrever a dieta individualizada, baseada em relatos do paciente e avaliação física e nutricional. Dietas via internet não consideram as características individuais, consequentemente, não oferecem as necessidades reais de cada um, colocando a saúde do indivíduo em risco, muitas vezes.
Sempre falo às pessoas: “A internet tem todas as dietas do mundo, menos uma: a sua!”

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias