O amor pelo que faz dá o retoque final a suas peças, que sempre saem a gosto do cliente

Quem ainda tem dúvidas sobre o presente de Natal, há uma nova opção, simples e ao mesmo tempo sofisticada, que agrada todos os gostos e ainda pode ser feita de forma personalizada. Inaugurada no final de outubro, a Arte Própria Presentes e Decoração da artesã Ana Paula Machida possui diversos tipos de produtos, como lembrancinhas temáticas, vasos e quadros em MDF, esculturas, porta-retratos, porta-joias, luminárias, entre outros.

Ana Paula Machida 2 xxAna Paula vive há quatro anos em Socorro, veio do Japão para ter a filha e viver na cidade. Porém, ela começou a trabalhar no setor de artesanato tempos antes, em 1996, quando cursava a faculdade de Psicologia, em São Paulo, e precisava juntar dinheiro para pagar seu curso.

“Quando comecei a cursar a faculdade trabalhava como professora do Ensino Infantil, já que havia feito o Magistério, e então trabalhava com um pouco do artesanato, mas nunca havia pensado em ganhar a vida com isso. No terceiro ano do curso, quase tive que abandonar as aulas por uma questão financeira, e foi quando peguei R$ 50 e fui para a 25 de março, comprei biscuit, alguns materiais e revistas, para tentar algo diferente e consegui fazer! Consequentemente, o retorno financeiro veio. Comecei com os porta-retratos com temas infantis, que agradaram muitas pessoas que compraram e foi aí que começou a personalização e consegui pagar a mensalidade da faculdade, meu carro e outras contas”, lembra a artesã.

Ana Paula Machida 4 xxAna começou a trabalhar no Sesc e continuou com o sua arte artesanal, porém, com o aumento dos pedidos, comprar o biscuit pronto não compensava mais; então, ela comprava os materiais e fazia a massa em sua casa, sendo possível, desta forma, personalizar ainda mais seu trabalho, tirando o foco dos enfeites infantis e deixando-os a gosto do cliente.

Cansada da rotina corriqueira de São Paulo, Ana Paula decidiu partir para o Japão, onde conheceu seu marido. “Eu costumo dizer que, na minha vida, tudo acontece na hora e no momento certos. Digo isso, tanto pela dificuldade que passei na faculdade, momento em que decidi trabalhar com o artesanato e descobri um talento e, depois, a ida para o Japão, onde conheci meu marido e cinco anos depois engravidei e vim parar aqui, em Socorro. Tinha uma tia que já morava aqui e minha mãe também optou para mudar para um lugar mais tranquilo. Segui o rumo delas e, mais uma vez, as coisas aconteceram”, conta Ana.

No primeiro ano em que chegou a Socorro, Ana decidiu se dedicar apenas a sua filha e, quando a pequena já estava com seus dois anos de idade começou a fazer trabalhos para alguns hotéis e pegar clientes para trabalhar para fora. Ela diz que já pensava em abrir seu próprio negócio, porém, naquele momento, era inviável.

Ana Paula Machida 3 xxTempos depois, sentindo que estava na hora certa de expandir o seu negócio, Ana começou a trabalhar com a propaganda boca a boca, a fazer parcerias e, assim, conseguiu atingir um bom número de encomendas e divulgar seu nome na cidade. “Sei que em Socorro temos outros ótimos profissionais no setor e não quero invadir o espaço de ninguém. Acredito que o sol nasce para todos! Vamos agregar o trabalho de cada profissional e lutar para que sejamos mais valorizados, pois trabalhar com o artesanato, principalmente em cidades pequenas, não é fácil, poucos valorizam nosso trabalho, no qual, a qualidade supera o valor. Mas não vou me deixar levar por isso, todas as minhas peças são feitas com muito amor e acredito que isto é que dá o retoque final a elas. Se você não faz algo com amor e dedicação, as chances de dar errado são mínimas”, enfatiza a proprietária da Arte Própria.

Além do artesanato sofisticado, Ana também faz aluguel de mesa provençal e enfeites para aniversários e eventos; pintura de móveis, telas de decoração, com preços que variam de R$ 15 a R$ 100, dependendo do que o cliente quer. “Nenhum produto sai igual ao outro. A reação dos clientes ao receber os produtos com satisfação, dá um gás a mais para fazer cada vez mais e melhor. Acredito que não tem nada que não possa ser feito, não existe o impossível!”, finaliza Ana Paula.

A Arte Própria Presentes e Decoração fica à Rua Étore Mantovani, 347, e os telefones para contato são (19) 98135-7388, 99650-2629 e 3855-8739. Para conhecer mais sobre o trabalho de Ana Paula, curta também, a página no facebook: Arte Própria Presentes e Decoração.

1 COMENTÁRIO