O encontro da locomotiva desaparecida

Leitura obrigatória

A locomotiva 208 da Mogiana, que hoje se encontra em exposição, no Bairro Pompéia, durante muitos anos ficou “desaparecida”. A viagem inaugural, em Socorro, foi realizada no dia 21 de abril de 1909 e, a última, no dia 16 de setembro de 1966.

Somente 30 anos depois, em 1996, graças ao empenho de Eduardo Jacob Peretto, um apaixonado por trens e que nunca deixou de procurá-la, a locomotiva 208 foi localizada no Clube de Campo da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo, conforme notícia de capa de O Município, na edição número 3894, de 19 de janeiro de 1996.

LOCOMOTIVA 208 É LOCALIZADA

A locomotiva 208 da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro que fazia o trajeto Socorro/Amparo foi localizada no Clube de Campo da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo, na estrada M’Boi Mirim – São Paulo.

Esta máquina fez a sua última viagem comercial, no trecho Socorro/Amparo em 16/9/1966, quando a Mogiana encerrou suas atividades em nossa região e a locomotiva foi recolhida. Desde então não se teve mais notícias.

Mas a paixão que Eduardo Jacob Peretto tem por locomotivas fez com que ele sempre estivesse atento em descobrir o paradeiro desta histórica máquina. Em contato com os demais membros do Clube dos Ferroviários a que pertence, durante anos, ele vem buscando notícias ou mesmo alguma peça que pudesse resgatar a história do trem em Socorro.

Tamanha foi a surpresa de Eduardo quando, dias atrás, recebeu uma correspondência de seu colega Horst E. Wolff, com fotos da 208, exposta no Clube de Campo, em perfeito estado de conservação, como se estivesse pronta para fazer uma nova viagem.

Socorro e a inauguração da estrada de ferro

A Companhia Mogiana de Estradas de Ferro inaugurou, em 21/04/1909, o ramal que ligava Socorro a Monte Alegre.

Na viagem inaugural, em trem especial, estiveram Dr. Manoel J. de Albuquerque Lins, Presidente do Estado de São Paulo, Secretários do Governo, Oficiais de Gabinete, Ajudantes de Ordens, Diretoria da Cia. Mogiana, Deputados, Senadores, outra altas autoridades e representantes da imprensa paulista, além da banda completa da Força Pública. Conforme registrado no Álbum de Socorro, de 1922, a inauguração da ferrovia foi a etapa mais feliz e de maior alcance na sua marcha para o futuro.

 

Artigo anterior
Próximo artigo
- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias