O Exército Brasileiro escolhe Socorro para treinamento de combates

Leitura obrigatória

A primeira vez que o Exército brasileiro promoveu exercícios de infantaria blindada em Socorro, foi em 1983, conforme matéria publicada na edição nº 2978, de 9 de julho de 1983.

Infantaria Blindada do Exército em Socorro

Simulando combates contra guerrilhas, estiveram em operação de treinamento na cidade, num espaço de 600 quilometros quadrados nos bairros do Currupira e Rio do Peixe, patrulhas de 11ª Brigada da Infantaria Blindada, comandada pelo Ten. Cel. Durval Ney, do Exército.

O assunto ganhou manchete no “ESTADÃO”, na edição de 06 do corrente e explodiu na cidade, tomada por sucessivas incursões de helicópteros, jeeps conduzindo seus integrantes com seu tradicional uniforme verde-oliva e longínquos petardos disparados pelos elementos em ação.

Nas operações que duraram toda a semana até ontem, 6ª feira, e envolveram mais de 1.000 participantes, as patrulhas utilizaram essencialmente equipamentos nacionais, exceção feita aos 14 blindados anfíbios de transporte de tropa M-113, de fabricação americana. Os soldados estavam equipados com fuzis FAL, de uso exclusivo de combatentes de Infantaria e metralhadoras leves e pesadas. O acampamento esteve durante todo o tempo protegido por um morteiro de 120 milímetros e canhões de 106 milímetros.

Apenas num dia de combate (simulado) foram realizadas 27 escaramuças com grupos de soldados que fizeram a figuração de “guerrilheiros” em operação de combate a insurreição que o II Exército e a Força Aérea Brasileira desenvolveram aqui em nosso município e o segundo a oficialidade que comandou as manobras o rendimento desta primeira etapa da série de exercícios foi muito bom, com falhas mínimas.

Tais treinamentos vem sendo utilizados pelo Exército primeiro, porque para preservar a paz é necessário que nos preparemos para a guerra e segundo, porque o inimigo, hoje, é sempre bem treinado e utiliza técnicas modernas de guerrilhas.

O importante é que a nossa cidade foi promovida e ficou bastante movimentada com essa visita inesperada.

Surgiram em consequência os mais desencontrados comentários, desde o “cerco” para proteger o “uranio” que teria sido encontrado no município, até o patrulhamento da divisa de São Paulo com Minas Gerais, tendo em vista um iminente golpe de estado.

Felizmente tudo não passou de imaginação fértil do povo brasileiro do qual fazemos parte e de treinamento tático e de certo modo rotineiro no Exército.

Quem não cabe em si de contentamento, entre outros meninos é o garoto Humberto Lugli Filho, mais conhecido como “Bertuquinha”, que em visita ao acampamento, logrou ser fotografado e figuras na primeira página do Estadão, manejando um dos possantes aparelhos sem ação.

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias