“O Mundo das Palavras e dos Sons” será lançado na próxima quarta-feira, dia 29

Regiane Rissato - FOTOEm tempos de tantas informações, vindas por diversos meios de comunicação, as queixas de dificuldades de aprendizagem, atenção e de memória estão cada vez mais presentes nas escolas e nos consultórios de fonoaudiologia. Para poder lidar com estas situações, tantos os pais como educadores necessitam de orientação de o que fazer para melhorar essas condições essenciais, para estimular o aprendizado das crianças.

Foi pensando nisso que os fonoau-diólogos Regiane Rissato Zambotto e Jaime Zorzi escreveram o livro “O Mundo das Palavras e dos Sons”, com o objetivo de mostrar como direcionar e desenvolver mecanismos neuropsicológicos, como a atenção auditiva e visual da criança, juntamente com o desenvolvimento da memória e sequencialização, entre tantas outras habilidades e funções cognitivas.

“Sabemos que é brincando que se aprende e, para tanto, devemos criar, por meio de situações lúdicas e atividades direcionadas, condições de aprendizado e de desenvolvimento de competências gerais e específicas, envolvidas na linguagem oral e escrita”, explicam os autores.

Regiane Rissato - CAPAEles afirmam que o maior desafio, para muitos terapeutas e educadores, é despertar a vontade de aprender, portanto, a alfabetização e a consolidação de competências em linguagem escrita se constituem progressivamente, sendo necessário, para tanto, que a criança possa ver “O mundo das palavras e dos sons”. “E este é o nosso objetivo: levar aos terapeutas e professores um material já testado ao longo do tempo e que tem se mostrado bastante útil para despertar a vontade de ensinar, de aprender”, dizem eles.

O livro contém um DVD para treinamento em multimídia, apresentado pelo ator/cantor e músico Douglas Teles, feito com muita competência e diversão. Além disso, ele também apresenta atividades, ilustradas com muita graça por Paula Pioli, para serem impressas. “É só começar a brincadeira, opa… a aprendizagem…”, convida Regiane, que encerra. “Aproveito a oportunidade para agradecer a Deus, aos meus pais, família e amigos pelo apoio, ao dr. Jaime Zorzi, à dra. Sylvia Ciasca (orientadora do artigo onde descrevemos os resultados obtidos com parte das atividades descritas no livro), ao Instituto XV de Agosto, de modo especial aos diretores Patrícia e Rubens e à doce coordenadora Maria José, entre outras escolas, onde pude atuar como fonoaudióloga educacional, e pude descobrir, junto com os professores, que é possível estimular e minimizar alterações de aprendizagem, desde muito cedo. Obrigada a todos”.

Serviço:
Lançamento do livro “O Mundo das Palavras e dos Sons”- editora Pulso
Autores: Regiane Rissato Zambotto e Jaime Zorzi
Data: 29/04/2015 – quarta-feira
Local: Auditório do Centro Administrativo Municipal de Socorro
Hora: 18h30 – palestra com o dr. Jaime sobre o tema “É possível melhorar a linguagem dos nossos alunos”
19h15 – Lançamento do livro, com mesa de autógrafos.