Nas eleições de 1994, realizadas no dia 2 de outubro, exatamente como ocorreram neste ano, Socorro contava com 17.914 eleitores e compareceram às urnas, 16.275, com o índice de abstenção de 9,15%.
Os candidatos socorrenses a deputado estadual foram os mais votados, na cidade: Maurício de Oliveira Santos – 4011 votos; Valdir Aparecido Toledo: 2681 e José Carlos Tardelli – 343. O candidato a deputado federal, Jurandir Salvarani, foi o terceiro mais votado, e recebeu 664 votos.
O único eleito deputado estadual foi nosso amigo, Cau Tardelli, com mais de 37 mil votos no estado e, só em Itapetininga, cidade onde morava e mora até hoje, recebeu 29.467 votos, que lhe asseguraram uma cadeira na Assembleia Legislativa. Fernando Henrique Cardoso elegeu-se presidente, e foi o mais votado, em Socorro, com 9573 votos; Mário Covas Júnior recebeu 5511 votos de nossa cidade e foi eleito governador; e José Serra, 5431 votos, eleito senador.
Tardelli já recebeu mais de 37 mil votos
Recebemos, via fax, a excelente notícia que o nosso conterrâneo Engº José Carlos Tardelli, com raízes nesta cidade, ex-prefeito de Itapetininga e candidato a deputado estadual no pleito do último dia 3, recebeu só naquela cidade a expressiva votação de 29.467 sufrágios, que lhe asseguraram uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado.
Em Socorro, seu nome recebeu 343 votos, decorrentes do trabalho de amigos, ex-colegas, familiares e admiradores de sua vida pública e profissional.
Em todo o Estado, até o momento, atingiu cerca de 37.000 votos.
Tardelli, em Itapetininga, ao que parece driblou os altíssimos índices de votos nulos e em branco que se sobrepõe no país de norte a sul, de acordo com os resultados oficiais.
Cumpre analisar as razões desse fenômeno bastante significativo merecedor de séria reflexão, acontecido num pleito onde parece ficou evidente o encerramento da carreira política de diversas lideranças e o início de outras.
O certo é que ao se confirmarem os resultados das urnas, já com mais ou menos 50% de apuração, fica patente, com raríssimas exceções, o desejo do povo de renovar, em todos os níveis.
É um filho da terra que se agiganta e chega a Deputado Estadual, com uma carreira política muito curta.
Na próxima edição daremos mais detalhes da votação dos demais filhos de Socorro, obtida em todo o Estado, cujos resultados até o momento não nos chegaram às mãos.