O Município recebe de presente a edição nº 1, de 16-10-1921  

Leitura obrigatória

O Município destaca, na edição nº 3.725, de 31 de julho de 1992, a entrega do jornal nº 1, datado de 16/10/1921, ao nosso diretor Antonio Fontana Filho, pelo senhor Carlos Alberto Braz. As enchentes de 1970 e 1983 destruíram grande parte do acervo de O Município, e essa relíquia foi um presente muito valioso para nosso jornal. Relembramos parte da matéria…

Nº 1, uma relíquia

As tristes enchentes de 1970 e 1983, deixaram seqüelas ainda longe de serem esquecidas.

Sustos, medo, apreensão, desespero de parceria com prejuízos materiais imensos; água e lama em profusão transformaram a cidade num monturo de escombros, danificando até o pavimento das ruas e comprometendo pontes de grande resistência, sem mencionar outros pontos mais frágeis. (…).

Dentre os imensos prejuízos materiais havidos, sobretudo na parte baixa e ribeirinha do Rio do Peixe, há que se destacar aquele causado ao centro da cidade, de grande monta. Um exemplo: a gráfica de “O Município”, então funcionando à Rua 13 de Maio, situada onde a água parece ter atingido níveis dos mais altos, foi sacrificada lamentavelmente, sem apelação, destruindo máquinas, tipos, etc. e a coleção de exemplares desta folha, encadernada e tida como preciosa fonte de pesquisas e consultas sobre a história de Socorro. (…).

Eis que para nossa alegria esta redação foi surpreendida com um magnífico presente: um exemplar da edição de nº 1, datado de 16/10/1921 do jornal “O Município”, então endereçado ao sr. Alfredo Gonçalves, o Oficial Maior do Cartório de Registro Civil da cidade, que, sensível, deve tê-lo guardado no arquivo do cartório.

Foram mais de setenta anos de paciente guarda, que fazemos questão de valorizar publicamente, tanto quanto a gentileza do sr. Carlos Alberto Braz, atual Oficial Maior do mesmo cartório que foi quem verdadeiramente  se despojou da relíquia e a passou às nossas mãos.

É um magnífico presente que guardaremos avaramente, porém, desejando que quem necessitar nos procure para vê-lo.

Nosso especial agradecimento ao sr. Carlos Alberto Braz que, ao se deparar com o achado, fez a sua entrega imediatamente à Redação, sensibilidade que muito nos honra.

O presente é deveras valioso.

O Nº 1 do “O Município” é uma relíquia.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias