Artistas socorrenses destacam-se com muita potência no cenário das artes plásticas contemporânea, afirmando a cidade como importante polo de produção de Arte Naïf. O projeto Cor-Ação, que vem sendo desenvolvido em Socorro há alguns anos, sob a coordenação de Rosângela Politano, tem muito colaborado para que isso seja uma realidade.
Os artistas pertencentes ao projeto Wagner Luiz da Cruz (Índio), Keila Rejane ShinKarenko e Vânia Alveira tiveram suas obras selecionadas para participar da 13ª edição da Bienal Naïfs do Brasil, que abrirá no próximo dia 19 de agosto, em Piracicaba. Essa Bienal é considerada um dos principais eventos desse gênero artístico, no Brasil. Os trabalhos de nossos artistas foram escolhidos entre as 948 obras inscritas de 474 artistas provenientes de 25 estados brasileiros. Por esta e outras razões o projeto Cor-ação mais uma vez está em festa.
Além de coordenar a inscrição e a participação de grande número de artistas socorrenses em várias exposições e em diferentes edições da Bienal Naïfs do Brasil, o projeto Cor-Ação desde janeiro de 2013, ano de sua criação, conta com mais de 520 participantes nas inúmeras oficinas e cursos ministrados. Registrou mais de 4 mil visitantes às 5 exposições realizadas dentro do Projeto, até agora: a 1a Exposição de Arte Naïf de Socorro, em 2013, com premiação para os artistas participantes; a segunda “Diversidades Artísticas de Socorro” na reinauguração do Museu Municipal, em maio 2014; em seguida, a exposição “A beleza está nos olhos de quem vê”, realizada em dezembro 2014, também no Museu Municipal, e, por fim, a exposição “Patrimônio arquitetônico de Socorro”, realizada no Palácio das Águias, em 2015.
O Projeto Cor-Ação realizou, ainda, 4 Mostras de Arte, intervenções artísticas em praças e projeções multimídia em fachadas patrimoniais.
Convidada a falar sobre o projeto, sua coordenadora Rosângela Politano nos conta que, depois de pintar por mais de 30 anos, participar de mais de 50 exposições e ganhar vários prêmios, resolveu transformar em realidade seu sonho de despertar novos talentos, criando assim o Projeto Cor-Ação. Acreditando que quem tem contato com a arte, por menor que seja, adquire um olhar especial para a vida, ela dá oportunidade, por meio das ações desse projeto, para as pessoas criarem livremente, pessoas essas que talvez de outra maneira nunca tivessem sua arte despertada e menos ainda, reconhecida.
Com as cores e a ingenuidade da arte naïf, os alunos das oficinas totalmente gratuitas, oferecidas pelo projeto, produzem suas obras sem “técnicas”, mas com a alma, usando a simplicidade e tendo total liberdade para se expressar. Atualmente, Rosangela ministra oficinas todas as quartas-feiras, entre 18h e 20h, na Estação Socorro, e está preparando a edição 2016 da “Exposição de Arte Naïf de Socorro” que, neste ano, contara não somente com a presença de artistas locais, mas também de 5 artistas convidados de 5 estados brasileiros, todos premiados e de plano internacional.
O projeto Cor-Ação tem atraído um número cada vez maior de participantes, assim como parceiros e apoiadores, que ajudam o projeto a caminhar, tais como a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Biblioteca Municipal, ComuC – Conselho Municipal de Cultura, Jornal O Município, Telas Ideal, e ITC – Instituto Totem Cultural. Assim fortalecido, o projeto vem se desenvolvendo a passos largos, e conseguindo feitos de grande expressão.