Tuane – Expedição das mudas para os projetos de restauração

A Copaíba executa e apoia inúmeros projetos de Restauração Ecológica, que recebem financiamento e patrocínio de diversas fontes de recursos. Esses projetos têm como objetivo principal conservar e restaurar a Mata Atlântica nas bacias dos rios Peixe e Camanducaia.

Um exemplo desses projetos é o Verde Novo, que tem transformado a vida de muitas pessoas. Pessoas, empresas e Organizações Parceiras contribuem financeiramente com a Copaíba, e esse apoio se converte em mudas plantadas nas proximidades de nascentes e margens de cursos d’água.

Outro projeto de destaque na restauração, é o Raízes do Mogi Guaçu, criado pelo WWF Brasil e Sylvamo, em parceria com a Copaíba e outros parceiros implementadores, já restaurou 181 hectares até Abril de 2023 e pretende ampliar esse impacto nos próximos anos. O Foco do projeto é proteger as nascentes e restaurar as matas ciliares da bacia do Rio Mogi Guaçu e seus afluentes, colaborando para a conservação dos recursos hídricos.

Muitas propriedades já foram beneficiadas por essas ações, resultando na recuperação de mais de 651 hectares de terras, mais de 320 proprietários que tiveram suas áreas restauradas e quase 1 milhão de mudas plantadas.

A Copaíba oferece um apoio contínuo às propriedades para a restauração ecológica. As áreas são visitadas para a elaboração de um projeto técnico, e os proprietários recebem mudas e assistência técnica para o plantio, além de outros insumos, dependendo da área. As visitas geralmente são encerradas após dois anos, quando as mudas já estão fortes e não requerem tantos cuidados no campo.

Recentemente, algumas propriedades nos municípios de Itapira, Socorro e Serra Negra foram visitadas. Durante essas visitas, os proprietários acompanham a equipe técnica da Copaíba para mostrar as áreas que desejam restaurar. Em comum acordo, as áreas são definidas e medidas, para receberem as mudas nativas da Mata Atlântica. Em pouco tempo, uma nova floresta começa a se formar.

Atuamos em 19 municípios, sendo 13 paulistas: Amparo, Águas de Lindóia, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Itapira, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Monte Alegre do Sul, Santo Antônio de Posse, Serra Negra e Socorro; e 6 mineiros: Bom Repouso, Bueno Brandão, Monte Sião, Munhoz, Senador Amaral e Toledo. Os proprietários interessados em recuperar as matas nativas de suas propriedades podem contar com o apoio da Copaíba. Para se cadastrar, entre em contato conosco através do site: www.copaiba.org.br, telefone: 19 99953 8382 ou 19 99667 0229.