Na edição nº 3.995, de 30 de janeiro de 1998, O Município destaca o novo Código Nacional de Trânsito, por meio do qual os municípios passaram a ser os responsáveis pela fiscalização, planejamento e operação de trânsito, além de aplicação e recebimento de multas.
Na mesma edição, a notícia da construção de um muro alto, circundando a escola Narciso Pieroni, para coibir a ação de vândalos no local.
Estacionar em local proibido é a principal infração
De acordo com o novo Código Nacional de Trânsito que começou a vigorar à zero hora do dia 22 último, os municípios é que vão cuidar do controle de tráfego e serão responsáveis pela fiscalização, planejamento e operação de trânsito, além de aplicação e recebimento das multas.
O poder municipal também ficará responsável pela operação do sistema e sinalização, pelos dispositivos de controle viário, pela fiscalização das infrações relacionadas ao uso do solo, como estacionamento proibido, e pela circulação, como excesso de velocidade. Ficou definido ainda que em locais de acidentes, a perícia será feita pela polícia técnica (civil).
Segundo o Sargento Duarte, do Departamento Policial de Socorro, com a vigência do novo código, a ocorrência de infrações teve uma leve diminuição, porém a multa pela falta de cinto de segurança e de capacete, que ainda não está sendo aplicada, tende a aumentar. Foram 12 multas lavradas do dia 22 (quinta-feira), até a última terça-feira (27), quando a regra mais desrespeitada pelos motoristas socorrenses ainda é estacionar em local proibido. Até a próxima sexta-feira, a Polícia Militar estará orientando os motoristas quanto ao uso de capacete e o cinto de segurança.