Nascido em Socorro, no Bairro Rio de Peixe, o pedreiro Antonio Coutinho da Rocha, de 38 anos, casado há dez com Tatiani e pai de um casal de filhos, Tainá de 6 anos e Talisson de 2, nos falou sobre sua rotina nas obras e que, todos os dias, dá seu exemplo de superação.
Há 15 anos, em um dia normal de trabalho com trator, no Bairro Ribeirão do Meio, perto do Cemitério Parque das Colinas, Antonio nem imaginava o que o esperava. Na tarefa diária, quando foi jogar o feno no trator, um arame enroscou na sua perna e puxou-o no tarup – ferramenta usada no trator – , causando o acidente que o deixou sem a perna esquerda. “Estava sozinho, era uma hora da tarde e o leiteiro só voltava às 15h; gritei para ele, que veio me socorrer”, conta Antonio. “Quando estava de ponta cabeça, vi a imagem de Nossa Senhora Aparecida”, completa.
Por volta de dois anos depois do acidente, Antônio começou sua nova profissão, que exerce até hoje: pedreiro, e trabalha com o servente de pedreiro Ademir Roberto Barbosa, de 41 anos. “Faço tudo, entrego a casa pronta, eu gosto de trabalhar!”, admite Antonio, dizendo que não gosta de ficar em casa. Sua rotina é normal, de segunda a sexta-feira, e trabalha como qualquer pessoa, fazendo todo tipo de serviço, sem dificuldade. Nas obras, não tem preferência, gosta de fazer tudo. E um recado para quem deseja contratá-lo: terminado o serviço no Bairro do Rio do Peixe, parte para o Bairro Cardoso, onde tem uma casa a fazer e depois retorna ao Rio do Peixe, em outra obra. “Não falta serviço, tem pra todo lado! Não tem só quem não quer trabalhar!”, ressalta o servente que, além de não ter dificuldade em sua rotina, dirige carro e até moto e trator! “É só querer!”, brinca ele.
Sobre sua reação depois de perder a perna, ele admite: “Eu não fiquei triste. Há pessoas que ficam depressivas, mas graças a Deus eu não”. Antonio possui uma prótese, mas só usa quando vai passear.
Para as pessoas que sofreram algum acidente ou possuem alguma limitação, ele finaliza, dizendo: “Não deve desanimar, nunca pode perder a esperança, tem que ter força de vontade”, e muitas pessoas o admiram, pois ele é um lutador e faz tudo que qualquer um faz.
Serviço
Quem quiser contratar os serviços de Antonio e Ademir, empreita ou por dia, pode ligar no telefone (19) 99683-6988 (Vivo).