Pianista socorrense participa de reality show de música clássica

Leitura obrigatória

No dia 26 de julho, o pianista socorrense Felipe Mello participou da terceira eliminatória do programa “Prelúdio” da TV Cultura, um dos mais prestigiados concursos da música erudita no país, apresentado pelo maestro Júlio Medaglia.

O socorrense foi selecionado pelo próprio maestro, após ele receber o link de uma apresentação que Felipe fez em 2012, em sua formatura no Conservatório de Tatuí. Nosso pianista também participou de máster classes, com professores do Brasil, Estados Unidos, Inglaterra e Rússia e, hoje, é aluno de André Rangel, na Unesp.

Em sua apresentação, Felipe executou o 1º movimento do Concerto nº1 de Franz Liszt e concorreu com três candidatos de outros estados, sendo o único de São Paulo, nessa eliminatória. Para Felipe, foi uma experiência única em sua carreira musical.

O programa será apresentado neste domingo, dia 14/09, ao meio-dia, na TV Cultura.

O programa

O programa une a música erudita ao tradicional formato de show de calouros: instrumentistas e cantores com até 28 anos têm a oportunidade de apresentar seu talento como solista de uma orquestra profissional, regida pelo maestro e diretor artístico Júlio Medaglia.

Desde sua estreia, em 2005, o Prelúdio já premiou sete jovens talentos da música erudita. São eles: o clarinetista Thiago Naguel (2005), o violinista Rodrigo Monteiro (2006), o pianista Cristian Budu (2007), o eufonista Rafael Mendes (2008), o oboísta Ricardo Barbosa (2009), a pianista Silvia Molan (2010) e o violoncelista Isaac Andrade (2013).

Neste ano, o programa será composto por seis eliminatórias e duas semifinais.

Ao todo foram selecionados 24 candidatos. Em cada eliminatória, quatro candidatos se apresentam, são avaliados por uma banca de jurados e concorrem a uma vaga nas semifinais. Além dos seis vencedores das eliminatórias, o maestro Júlio Medaglia convocará mais dois candidatos que se destacarem ao longo do programa, para completar o time de semifinalistas. De cada semifinal, dois candidatos serão classificados para a final, que acontecerá no dia 30 de novembro, na Sala São Paulo.

Os candidatos concorrem a uma bolsa de estudos de um ano, na prestigiada Academia Franz Listz, em Budapeste, e a uma bolsa de estudos na Alemanha, oferecida pelo Instituto Goethe.

 

Artigo anteriorCopaíba comemora 15 anos
Próximo artigoObras
- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias