Presos fogem da Cadeia de Socorro, na véspera do Natal de 1989  

Leitura obrigatória

Na edição número 3601, de 20 de janeiro de 1990, O Município destaca a matéria que relata a fuga de presos, que foram abrigados, provisoriamente, em nossa cadeia, apesar dela estar desativada há mais de 20 anos, com celas interditadas, por não apresentarem condições básicas de segurança.

Presos em Socorro

Há dois meses atrás, houve uma rebelião na Cadeia Pública de Bragança Paulista, que teve como consequência a inutilização de várias celas daquele estabelecimento carcerário.

Devido a este fato, a administração pública foi obrigada a remanejar os presos que estavam recolhidos na Cadeia de Bragança Paulista para outras cidades da região, inclusive para esta cidade de Socorro, que, apesar de possuir uma Cadeia Pública, não abrigava presos há mais de vinte anos. Desta forma, a Cadeia de Socorro recebeu vinte e um presos da Comarca de Bragança Paulista, sendo os mesmos recolhidos em quatro celas que, como já foi dito, se encontravam interditadas.

Somente a guisa de comentário, cabe ressaltar que a Cadeia Pública de Socorro havia sido interditada por não apresentar condições básicas de segurança, já que o prédio que a abriga foi construido há quase um século, apresentando paredes frágeis que atenderam suas finalidades apenas na época em que foram construídas. Outrossim, esta Cadeia Pública não possui um pátio de sol seguro, bem como não é dotada de guaritas para abrigar policiais que realizam o policiamento externo.

Apesar dessas dificuldades, os mencionados presos foram devidamente abrigados na Cadeia de Socorro e apresentaram bom comportamento até o dia 23.12.89, quando três deles fugiram por intermédio de um túnel escavado na parede externa de uma das celas. Depois de inúmeras diligencias a polícia de Socorro conseguiu recapturar os três presos foragidos para conduzí-los novamente à Cadeia desta cidade.

A referida fuga teve grande repercussão dentre nossa comunidade e também em nossa região, já que o assunto foi noticiado pela Rede Globo de Campinas. Tendo em vista este fato, que causou séria apreensão popular e imediata reação de vários setores da sociedade local, o Sr. Prefeito Municipal, Dr. Maurício de Oliveira Santos, resolveu se dirigir até a Secretaria de Segurança Pública do Estado onde, em audiência com o Exmo. Dr. Luiz Antonio Fleury Filho, conseguiu sensibilizar a ilustre autoridade que, ato contínuo, determinou a remoção dos presos que se encontravam em Socorro para as cidades vizinhas de Amparo e Bragança Paulista.

Finalmente, cabe frisar a população de Socorro não desconhece a crise que abala o sistema penitenciário do Estado e as dificuldades porque passam as Cadeias Públicas das cidades da região mas a remoção de presos para uma Cadeia Pública desativada, situada em uma praça central da cidade e sem condições de segurança, não é solução, e sim a criação de um novo problema, nesta área já tão sobrecarregada.

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias