PROERD certifica 409 crianças das escolas públicas e particulares de Socorro

No dia 18 de junho de 2013, às 19 horas, a Polícia Militar, por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), juntamente com a Prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Educação, realizaram a cerimônia de entrega dos Certificados PROERD, no Ginásio do Clube XV de Agosto, para os alunos concluintes do curso, 409 crianças do 5º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais Coronel Olímpio, Profª. Benedicta Geralda, Profª. Esther, Profº Eduardo; escolas do campo Livramento, Lavras de Baixo, Lavras de Cima, Rio do Peixe, Pinhal, Rubins, Barão de Ibitinga, Agudo e Camanducaia; Escola Estadual Profª. Maria Odette e escolas particulares SOS – Núcleo Educacional e Horizonte, cujos alunos estavam usando a camiseta PROERD, concedida pelo Departamento Municipal de Educação.

A cerimônia iniciou-se com a presença do capitão da PM Paulo Roberto de Lima – comandante da Região de Amparo, seguindo a composição da mesa com as demais autoridades, entre elas o prefeito André Eduardo Bozola de Souza Pinto, o 1º sargento PM Jesuel Donizete Alpi, a vereadora Maria Bernadete Moraes Rodrigues de Paula, a diretora do Departamento Municipal, Célia Maria Monte Vian Rocha, as supervisoras de ensino Patrícia Ap. Oliani Toledo, Aline Conti, Denise Ap. Sartori, e as assessoras de ensino Nielsen Carvalho de Lima e Maria Margarida Fratini, diretoras, coordenadores, professoras e outros convidados.

Após a apresentação do Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Socorro, ocorreu a participação do símbolo do PROERD – o Leão “DARE”, que fez a sua entrada por meio da descida de rapel, surpreendendo as crianças e o público presente, cerca de 1.200 pessoas; logo em seguida, houve a apresentação do Canil da Polícia Militar, pertencente ao 35º Batalhão de Polícia Militar de Campinas, com a participação de cinco cães.

Na ocasião, o prefeito e a diretora do Departamento de Educação destacaram a importância do programa junto às escolas e, em seguida, os policiais militares instrutores, soldado feminino Elisângela de Oliveira e o soldado Guilherme Silva Pinto iniciaram a entrega dos certificados, aos alunos. Ao término, os instrutores homenagearam alguns alunos destaque de cada sala de aula, entregando-lhes uma medalha e uma lembrança.

Houve homenagem aos PMs Elisângela e Guilherme pela dedicação demonstrada ao PROERD junto aos jovens, bem como homenagearam, pelo seu apreço, o 3º sargento PM Res. Orlando Aparecido Nepomuceno (PM Nepo), que iniciou a aplicação do PROERD nas escolas, no ano de 2000 (há 13 anos).

Ao término, os alunos entoaram à canção do PROERD.

O PROERD

O PROERD é um programa da Polícia Militar que tem como objetivo informar as crianças sobre o perigo que a droga e a prática de violência causam na vida das pessoas. Ele é aplicado para as crianças do 5º ano das escolas estaduais, municipais e particulares. Esta é a idade ideal para as crianças começarem a receber as informações sobre as drogas, pelo fato de estarem entrando na pré-adolescência, relevam estudos da faculdade de Los Angeles, que desenvolveu o projeto. O programa foi desenvolvido em 1983, depois que a Polícia local efetuou grande apreensão de drogas e observou que, após algum tempo, nada tinha mudado; foi então que eles começaram a dedicar estudos para criar um programa de prevenção. O programa foi trazido ao Brasil em 1992 e hoje é desenvolvido por todas as policias militares do Brasil e está presente em mais de 55 países. O programa é desenvolvido semestralmente, com uma aula por semana em cada sala, com duração de 50 minutos. O policial instrutor do PROERD é devidamente selecionado e treinado para desenvolver a função. Pesquisas revelam que há um resultado muito positivo com as crianças que participaram do programa.

Agradecimento

A Polícia Militar, por intermédio dos instrutores do PROERD , soldados Guilherme e Elisângela, agradecem às seguintes empresas: Multimarcas Audio Car, Contato Sinalizações, Posto Nossa Senhora do Socorro, FK Falckner, Casa da Noivas & Flores, Vitrine Cosméticos, Arlemcar, Clube XV de Agosto, Lú Modas e, de modo especial, à Secretaria de Educação de Socorro.