Profª Tarsila é homenageada

Leitura obrigatória

Tarsila 1 xxO CEMEI – Centro Municipal de Educação Integral, localizada à Rua Otávio Zucato, 453, passa a ser denominado CEMEI Professora Tarsila Picarelli Marcolino, por lei sancionada pelo prefeito André Bozola, que entrou em vigor na data de sua publicação, no dia 22 de agosto de 2013.

A professora Tarsila sempre se dedicou à Educação e esta é uma justa homenagem à mestre que deu incontáveis exemplos de dedicação a seus alunos e colegas. Ao nosso jornal O Município foi uma colaboradora imprescindível: durante muitos anos fez a revisão de português e esclareceu dúvidas de nossa redação quanto à língua pátria, que conhecia como poucos. Parabéns, Tarsila! Seu nome passa, merecidamente, para a história de Socorro!

 Biografia

A professora Tarsila Picarelli Marcolino nasceu em Socorro, no dia 3 de maio de 1947. Filha de Laércio Picarelli e de Maria de Lourdes Pinto Picarelli, era casada com Joaquim José Carlos Marcolino, com quem tem quatro filhos: Luiz Felipe, Carlos Henrique, Tatiana e Consuelo e três netos: Luíza, André e Benício.

A sua vida estudantil começou na escola Coronel Olímpio Gonçalves dos Reis, no Curso Infantil, com a professora Elza Martha Fontana, de quem se lembrava com carinho. Foi alfabetizada com a “Cartilha do Tatu”, pela professora Catharina Russo Beneduzzi, mais conhecida como D. Cidinha e na mesma escola cursou a 2ª série.

A 3ª e 4ª séries fez no então Curso Primário Anexo ao Instituto de Educação Narciso Pieroni, que funcionou no prédio onde hoje é o Centro Cultural, com as professoras Nely C. Craveiro Fruchi e Alice Paiva. No palacete ao lado, funcionava o Ginásio Estadual de Socorro.

Fez parte da primeira turma do inovador Curso Experimental (correspondente ao Curso Ginasial), pioneiro no Brasil, cuja metodologia de ensino foi trazida da França pela diretora do Instituto de Educação Narciso Pieroni, Lígia Furquim Sim, fazendo uma verdadeira revolução no ensino e que, mais tarde, em São Paulo, passou a chamar-se Curso Vocacional;  fez o curso Colegial de Formação de Professor Primário (mais conhecido como Curso Normal) no Instituto de Educação Narciso Pieroni, formando-se em 1965.

De 1971 a 1974, cursou a Faculdade de Letras – Português/Francês da PUC de Campinas e a Aliança Francesa. Em 1997 concluiu o curso de Pedagogia, com Habilitação em Administração Escolar, pela Faculdade de Ciências e Letras “Plínio Augusto do Amaral”, de Amparo.

Começou sua carreira como professora de português em 1975, no Colégio D. Barreto, em Campinas; lecionou também na EEPSG Adélio Ferraz de Castro, em Vargem; no Coronel, em 1977, 1982 e 1988, quando havia classes de 1ª a 8ª séries; no Craveiro, em 1978; no Colégio Comercial Socorrense, em 1970. Em agosto de 1982, efetivou-se na “EE Prof. Adamastor Baptista”, em Franco da Rocha. De 1990 a 1993, lecionou na EEPG do Jardim Santa Terezinha, que depois passou a se denominar Profª Benedicta Geralda de Souza Barbosa.

Como professora no Narciso Pieroni começou em 1977, efetivando-se em agosto de 1994, onde ficou até fevereiro de 2007, quando se aposentou. Sua última atribuição foi como diretora no Colégio SOS Objetivo de Socorro, do qual foi uma das fundadoras.

Tarsila 2 xx

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias