Será neste sábado e domingo a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio e, às vésperas das provas, não é fácil controlar a ansiedade para o exame que, segundo o professor de química, Paulo Wassal Junior, é a porta de entrada para a maioria das universidades federais brasileiras.
O professor, que leciona há 23 anos, e dá aulas para diversos cursinhos pré-vestibulares e Ensino Médio, inclusive no Colégio Objetivo, em Socorro, orienta os participantes para que se preparem psicologicamente e diminuir a tensão na hora da prova.
Segundo ele, os estudantes devem evitar olhar a matéria um dia antes, além de descansarem para deixar toda a disposição para a hora do exame. “Estudar a matéria toda um dia antes não vai adiantar nada, muito pelo contrário, o aluno vai ficar mais tenso e cansado para fazer a prova. Além disso, recomendo que fiquem em casa, evitando a ‘saída’ da sexta-feira”, diz ele, que também orienta o participante e deixar separado tudo o que ele usará na hora de fazer o Enem, como pelo menos duas canetas pretas com embalagem transparente e o documento original com foto, exigido no edital.
No dia da prova, ele recomenda uma alimentação leve, já que são muitas questões a ser resolvidas e de forma cansativa, e quanto menos “preguiça pós-almoço” o participante tiver, melhor. Os alunos são orientados, também, a levar uma garrafa d’água, uma barrinha de cereal ou um chocolate, para poder se alimentar durante a prova. “Nunca se sabe se, na hora, a escola vai ter ou não água para o aluno se hidratar, ainda mais nas tardes quentes que têm feito nos últimos dias”, alerta Paulo.
No momento do exame, o aluno deve ler bem as questões e com muita atenção, evitando, assim, uma perda de tempo na releitura, e também já eliminar as alternativas, as quais ele tem certeza que estão incorretas, e separar as que ele tem dúvida. “Nas exatas, oriento que os participantes leiam antes a questão da prova, para ver se tem necessidade de ler o texto para respondê-la. Muitas questões não precisam do conteúdo para serem respondidas, como as de proporção, no caso da matemática. É muita pergunta para pouco tempo, portanto, quanto mais tempo for eliminado para responder uma questão, melhor a prova será aproveitada”, completa o professor.
Sobre o conteúdo da prova, ele adianta algumas que sempre caem nas edições do Enem, o que não impede que o aluno estude outros itens, já que o exame é uma prova que cai de tudo um pouco. Química: forças intermoleculares e solubilidade; História: sistema colonial; Geografia: geopolítica; Física: elétrica; Matemática: proporção; Português: interpretação de texto; Biologia: doenças causadas por vírus, bactérias, vermes e protozoários; Atualidades: nem sempre são tão atuais, já que as provas são elaboradas com meses de antecedências, mas fiquem atentos; Inglês ou Espanhol: interpretação e vocabulário. “Atenção ao preencher o gabarito, principalmente nas questões de inglês e espanhol. Fiquem atentos à opção que fizeram no momento da inscrição. E fiquem calmos! Confiem no que vocês sabem! E boa sorte!”, finaliza Paulo.
Provas serão aplicadas no Instituto XV de Agosto, Craveiro e Narciso
A edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio será aplicada neste final de semana, em três escolas, em Socorro: nas Escolas Estaduais Narciso Pieroni (também para os alunos com deficiência e sabatistas), José Franco Craveiro e Instituto de Ensino XV de Agosto, das quais os chefes locais, Marcos Oliveira, José Joaquim e Terezinha Padilha, receberam as orientações necessárias da coordenadora do Enem, em Socorro, Miram Serafim.
“Ressalto aqui a importância da conduta do participante, não apenas durante a prova, mas também ao chegar ao local. A apresentação de um documento original com foto é obrigatória, não sendo aceitas cópias, protocolos e nem a carteirinha de estudante. O candidato que não apresentar nenhum dos documentos descritos no edital, não poderá nem entrar na sala e nem permanecer na escola. Ele estará automaticamente eliminado da prova”, afirma Miriam.
Os participantes também devem ficar atentos às outras exigências do edital, como a proibição da entrada com bonés, toucas, gorros, relógios, celulares e até lápis e borracha. “Será permitido apenas o uso de uma caneta esferográfica preta, com a embalagem transparente. Outro tipo de cor e embalagem não serão aceitos na hora da prova”, diz a coordenadora.
As provas serão aplicadas nos dias 26 (sábado) e 27 (domingo), com início às 13 horas (de Brasília). Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, também de acordo com o horário de Brasília. Será proibida a entrada do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.
Miriam conta que os organizadores do Enem estão cada vez mais cuidadosos, tanto na elaboração da prova, quanto na correção, principalmente da redação. “Por causa de alguns episódios anteriores, como vazamento de informações e notas boas em redações que não valeriam nada, eles foram mais rigorosos na escolha da gráfica, que foi o problema da prova de 2011, e mais criteriosos na correção da redação. O Enem deixou de ser apenas uma prova para obter pontos e passou a ser vestibular de algumas faculdades, que consideram apenas a nota do Enem para que o candidato ingresse no curso escolhido por ele”, enfatiza ela.