No próximo domingo, dia 12 de maio, não será comemorado apenas o Dia das Mães, mas também, o Dia do Enfermeiro, profissional que, assim como uma mãe, trata cada paciente como se fosse único, participando de todos os seus momentos, vibrando com sua recuperação e sofrendo com as perdas.
A própria origem da palavra “Enfermeiro” já resume tudo o que o profissional significa para um paciente. Ela se originou do latim, tendo como significado as palavras Mãe, criar e nutrir, que, adaptadas ao inglês se transformam na palavra Nurse, a qual significa enfermeira, em português.
Para falar um pouco mais da importância desta profissão, O Município entrevistou a enfermeira Luana Maria de Souza Artioli, que também é sócia-diretora da Salut Vida e o enfermeiro Ademario Brito de Jesus.
Luana conta que desde pequena gostava de hospitais e de cuidar do próximo, e se identificou com a questão de estar presente, ao lado de quem precisava, assim como sua mãe fazia para a sua avô. “Sempre admirei o trabalho de cuidar e dar atenção às outras pessoas. Na hora de fazer a faculdade, optei por medicina e enfermagem, e passei na segunda opção. Hoje, não mudaria minha profissão por nenhuma outra”, diz ela.
Ademario já tinha uma tia que trabalhava na área e como já passou pela situação de familiares no hospital, viu a importância da profissão. “Vendo o trabalho e a dedicação da minha tia com seus pacientes, decidi me espelhar nela e poder ajudar”.
Para eles, entre os desafios da profissão está o de suprir as necessidades do outro e colocar em prática o amor ao próximo. “O médico passa o diagnóstico, mas são os enfermeiros que convivem dia a dia com o seu paciente, acompanhando as tristezas, as alegrias. E embora cada um tenha a sua particularidade, um jeito diferente de ser tratado, não deixamos de pensar em nossos entes queridos, da forma como gostaríamos que fossem tratados em uma situação de necessidades. E é isso que nos incentiva ainda mais a trabalhar com amor e dedicação”, afirmam os enfermeiros.
Luana e Ademario lembram, também, da importância dos auxiliares e técnicos em enfermagem. “Os técnicos e auxiliares são sempre supervisionados por um enfermeiro, porém, é sempre importante que o supervisor passe por todos os processos e se atualize sobre as novidades da área, para que possa cobrar o trabalho realizado pelos profissionais”, diz Luana.
“Além disso, contamos sempre com uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais de diversas áreas. Outro desafio da nossa profissão é manter o elo entre esta equipe, afinal, sempre precisaremos uns dos outros”, enfatiza Ademario.
O trabalho de um enfermeiro pode ser realizado de diversas formas, tanto em clínicas de reabilitação, casas de repouso, unidades de emergência, centros de saúde, hospitais e até em casa.
O atendimento hospitalar consiste na admissão do paciente, acompanhamento de todos os procedimentos realizados com ele, além da administração dos medicamentos, conforme a orientação do médico e a evolução dos pacientes. “O trabalho nos hospitais gera uma sobrecarga de serviços aos enfermeiros, principalmente em locais com menos recursos. É por isso que vemos casos de erros cometidos por estes profissionais, tanto pela falta de preparo deles mesmos, como também por causa da escassez de equipamentos, da falta de informação contida dos mesmos e até por uma ordem mal executada. Tudo depende do que ele tem em mãos”, ressalta a enfermeira.
Já no atendimento domiciliar, além da administração das medicações, o profissional é responsável em organizar o ambiente da melhor forma para que seu paciente receba todo o auxílio necessário. Os enfermeiros afirmam que, quando o atendimento é realizado em casa, a recuperação do paciente acontece de forma mais eficaz, já que foge daquele ambiente de hospital e ele se sente mais à vontade.
O atendimento domiciliar difere totalmente do trabalho do cuidador, já que deve ser executado apenas por enfermeiros, ou pelos técnicos e auxiliares, que são sempre supervisionados. Além disso, todos os processos são fiscalizados por órgãos públicos que regulam este tipo de trabalho.
E é neste tipo de atendimento que a Salut Vida é especializada. Existente há cerca de dois anos, ela nasceu do sonho de dois enfermeiros, Luana e Mateus, em oferecer qualidade de vida a seus pacientes, dentro de casa. “Pegando como referência todos os lugares por onde passamos e vimos a demanda deste tipo de serviço, no mercado”, diz Luana.
Composta por dois enfermeiros supervisores e cerca de 10 profissionais na área de enfermagem, a Salut Vida possui uma parceria com médicos, laboratório, nutricionista, fisioterapeuta e farmácia, tudo para oferecer um serviço de qualidade a seus clientes.
A Salut Vida realiza atendimento na residência para realização de procedimentos sejam de curativos, para administração de soro e medicamentos conforme prescrição do médico, troca de sonda, verificação de pressão arterial, verificação de glicemia, coleta de material para exame laboratorial, acompanhamento na residência do paciente ou no hospital com cuidador ou técnico de enfermagem, transferências, entre outros que necessitam da enfermagem como um todo. Nessa modalidade de Atendimento contamos também com visitas do médico, do fisioterapeuta, do nutricionista e do psicólogo, ou seja, o atendimentos da equipe multidisciplinar.
Outra modalidade de atendimento é a enfermagem apoiando os clientes em seu planejamento de saúde, ou seja, após contratar nossos trabalhos, os clientes passam a ter o enfermeiro como um treinador para a saúde, sempre enfocando na prevenção, que é o melhor método para qualidade de vida.
A empresa presta também os atendimentos nas empresas, onde promove a saúde na empresa com o lema Colaborador Saudável, empresa Saudável, contribuindo para que os funcionários estejam aptos a promover os melhores resultados para a empresa, prevenindo doenças, diminuindo absenteísmo, aumentando presenteismo, e com qualidade de vida saudável.
“Começamos dentro do Plano Assistencial Carvalho, a quem agradecemos muito pela oportunidade, pois, por meio desta parceria, a procura foi aumentando e os resultados aparecendo. Graças ao sucesso, mudamos o local e hoje temos nossa própria empresa”, afirma a enfermeira, que encerra, agradecendo a todos os enfermeiros, auxiliares e técnicos de sua equipe, aos clientes que confiam em seu trabalho, aos cuidadores e parceiros. “Aproveito para parabenizar todos os profissionais pelo Dia do Enfermeiro; nosso trabalho é especial e sabemos que, juntos, fazemos toda a diferença”, finaliza ela.
Para mais informações: www.salutvida.com.br ou Rua Dr Campos Salles, 483 (Ao lado do Hospital Dr Renato Silva). Telefones (19) 3895-7046 ou (19) 9814-8069
Linda foto !
Bela reportagem !
Graças a dedicação e o carinho deste pessoal da Salut,que eu estou me recuperando muito bem…..esses profissionais trabalham com as mãos de Deus.
Meu muito obrigado à todos !!!