Projeto da APAE arrecada óleo de cozinha usado

Leitura obrigatória

Sempre pensando em valorizar a natureza, a APAE de Socorro iniciou o Projeto Óleo de Cozinha Usado, tendo como objetivo a conscientização da comunidade escolar, estendida aos seus familiares, sobre os danos que o lançamento indevido do óleo de cozinha pode acarretar ao meio ambiente, e reverter a renda para as salas de Assistência Social, aos alunos assistidos acima de 30 anos, que não recebem mais verbas da Educação.

O projeto foi elaborado pelas professoras Simone Pereira Valsoni Barbosa e Maria José Preto de Godoy Russo, com o apoio da diretora Antonia Cardoso de Oliveira e da coordenadora pedagógica, Maricarmen Pieroni Genghini, que nos concederam uma entrevista, explicando como o projeto funciona e como ajudar.

Quem são os idealizadores do Projeto?

O projeto surgiu com a ideia do senhor Celso, responsável por Sucatas Lindóia – DAC –Comércio de Sucatas Ltda. ME, dando-nos a ideia de começar a recolher o óleo usado e reverter a renda para a instituição. A professora Simone Valsoni pesquisou e montou o projeto.

Qual o objetivo?

Este projeto tem como objetivo, conscientizar a comunidade escolar, sobre os danos que o lançamento indevido do óleo de cozinha pode acarretar ao meio ambiente. Além de recolher a maior quantidade de óleo usado, e fazer com que este resíduo receba a destinação correta e revelar que existem meios de diminuir, se não acabar, com este tipo de poluição. Também visa divulgar a importância de realizar a reciclagem, envolvendo a comunidade, mostrando como o meio ambiente reage, ao receber este resíduo, e a importância em preservar o meio ambiente como um todo,.

Como funcionará? Por quais etapas o óleo recolhido passará, para onde será entregue, gerará uma renda? Para quem?

A cada dois meses passaremos nas salas, promovendo a divulgação do projeto, para, alcançarmos o maior número de pessoas e, assim, reciclar mais óleo.

Todo óleo arrecadado, diariamente, é depositado num galão de 1000 litros. Quanto mais óleo arrecadado, mais rápido partiremos para a venda, destinando o óleo à reciclagem correta. Ao atingirmos uma quantidade mensal, este será encaminhado para a venda, no valor de R$ 0,50 o litro, para destinar a quantia arrecadada à APAE de Socorro.  O senhor Celso dará a destinação correta ao óleo.

Para qual setor a renda será revertida?

Essa renda será revertida na complementação das salas de Assistência Social, alunos assistidos acima de 30 anos, que não recebem mais verbas da Educação.

Quem pode ajudar? Os alunos e pais também podem colaborar?

A APAE de Socorro aposta na parceria com as famílias e a comunidade, incentivando a participação nas atividades.

Como ajudar? Quais os dias, locais e horário para entrega do óleo?

Com a conscientização de todos, pedimos que o óleo usado (independentemente do tipo de uso), seja acondicionado em garrafa tipo “pet” e disponibilizados à APAE de Socorro, de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h. Neste local ficará uma caixa de 1000 litros, que armazenará o óleo arrecadado e permanecerá em segurança.

Tem algum outro projeto em prol ao meio ambiente?

Sim, iniciamos em 2005, com o “Projeto de Papel Reciclado Artesanal” e, em 2013, estendeu-se com o “Projeto Coleta Seletiva de Papéis”, com mais uma parceria com o senhor Celso. A coleta seletiva é uma alternativa politicamente correta, que desvia dos aterros sanitários os resíduos sólidos que poderiam ser reaproveitados. Jogar o lixo no lugar certo não polui o ambiente, proporciona a reciclagem, conscientiza a população de sua responsabilidade social e permite receber renda, que serve para a inclusão social de pessoas.  Pois é, estamos propondo o engajamento de todos, num projeto que vai mostrar tudo o que se pode fazer, ganhar e aprender com o nosso lixo do dia a dia.

A população pode ajudar com outros tipos de sucata?

Sim! Assim como com o óleo de cozinha, pedimos que a população selecione livros, cadernos, revistas, jornais, documentos, contas antigas, etc. A entrega deve ser feita de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h, na APAE de Socorro, para serem trituradas e destinadas ao senhor Celso, responsável pelas sucatas. Quando for grande quantidade, a retirada poderá ser agendada.

Serviço:

A APAE fica à Rua Joana Reginato Sartori, nº 110 – Jardim Jussara. Fone: (19) 3895-1522 / 3895-7820

“A espécie humana tem 30% de chances de desaparecer nos próximos quatro séculos. O principal candidato a nos exterminar somos nós mesmos. As nossas chances melhoram, se nos preocuparmos com o ambiente e proibirmos tecnologias perigosas”. John Leslie – filósofo Canadense – Genghini

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias