Projeto Fitas e Flores vai deixar saudades

A congada está em extinção em todo território nacional desde o final do século XX. A Congada de São Benedito e do Divino Espírito Santo da cidade de Socorro é uma importante manifestação tradicional da cultura caipira de São Paulo, onde mapeamos somente 9 cidades que ainda têm essa expressão. Com o objetivo de perenizar esse patrimônio imaterial de Socorro, foi realizado na cidade um importante projeto o “Fitas e Flores”, sob coordenação de Marinilda Bertolete Boulay. Quando o projeto “Fitas e Flores” iniciou, em maio 2013, a congada estava sofrendo um processo de dispersão e, graças a ele, consolidou-se a união dos seus membros, revigorando neles o espírito de solidariedade, que sempre foi característico das congadas.

A Congada de São Benedito e do Divino Espírito Santo da cidade de Socorro tem como Mestre o senhor Pedro Cezar, Rainha a dona Neuza e o Rei do Congo o senhor Benedito: ela é a última congada tradicional da cidade. Formada na sua origem essencialmente por congos provenientes de congadas de diferentes bairros da cidade, que foram desaparecendo pouco a pouco, com o reflexo do projeto “Fitas e Flores”, hoje, novos membros vieram fortalecê-la, inclusive com jovens e crianças.

O projeto, que foi realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e do Programa de Ação Cultural – 2012, encerrou-se no domingo passado, dia 25 de agosto, mas deixa “saudades” e suas marcas na preservação da memória dessa congada. Suas oficinas, apresentações e os produtos culturais que serão lançados por meio de um livro que leva o nome do projeto, com um CD e um DVD encartados, aumentam a autoestima dos membros da Congada de São Benedito e do Divino Espírito Santo da cidade de Socorro, e permitem a transmissão do seu conhecimento ancestral para as novas gerações, ensinando-as a valorizar a cultura caipira. O projeto e a congada receberam, também, o apoio cultural da JR ArquiPav, Totem Musicais, Jornal “O Município”, das associações ITC e ICA, ComuC e da Prefeitura de Socorro.

O projeto encerra-se, mas a agenda de apresentações da Congada de São Benedito e do Divino Espírito Santo da cidade de Socorro continua. Convidamos todos para vê-la na Praça da Matriz, no domingo, 8 de setembro, às 15h e no dia 14 de setembro, no Bairro Cachoeirinha.

No domingo, dia 22 de setembro, ela vai participar do Revelando São Paulo na Capital, ao lado das congadas nascidas no projeto “Congada nas Escolas”, realizado pela mestra dona Leonor no ano passado, ou seja, com a excelente Congada dos jovens do Bairro Moraes (Escola José Dini da diretora Joelma V. L. Zanesco), a Congada do Bairro Rubins do mestre José Maciano (Escola M. dos Rubins, da professora Maria), e a Congada do Bairro Oratório (Escola Josephina, da diretora Neusenice B. Martins).

A Congada de São Benedito e do Divino Espírito Santo da cidade de Socorro traz com ela as “fitas e flores” do nosso imaginário popular, e é elemento essencial do nosso patrimônio cultural.