O tempo seco e a falta de chuva contribuem para a baixa do nível de água dos rios e, com isso, é a época mais difícil para os ‘guardiões’ fazerem a limpeza de nosso querido Rio do Peixe. Em busca de conscientizar a população para o descarte correto, o Projeto H2O vai de casa em casa levando informação e alertando os moradores sobre os perigos que o lixo provoca no meio ambiente.

Dentre as ações, está a visita nas casas da zona urbana e em breve, na zona rural. Desde o início dessa atividade, cerca de 80% dos moradores já mudaram seus hábitos. O projeto H2O estuda também a possibilidade de fazer mais descidas para coleta, contando com a colaboração da equipe Kayusca e Reche Pesca Esportiva, além da instalação de dragas em pontos estratégicos, com a ajuda de Ramon como já acontece em um local específico de nosso rio.

Outra ação em andamento é o “Socorro sem esgoto”, uma parceira com o Brasil Rural e a empresa Luxtel, fabricante de biodigestores para tratamento residencial. O custo médio é de R$ 2 mil já com a mão de obra. Para famílias carentes, será doado conforme a demanda.

2 anos de H2O

O projeto H2O completará 2 anos no dia 1º de setembro e para celebrar a data, será realizado um plantio consciente, no dia 05/09, domingo, em parceria com a Nathalia Reis, do projeto Na Ativa BR e com o Viveiro Florestal do Rio Mogi Guaçu, além das mudas do próprio viveiro.

Na compra de uma muda, o projeto fará o plantio de outra. Serão ofertadas mudas de árvores frutíferas nativas da região, já em fase de produção. O custo e as variedades podem ser conferidos no Instagram @h2o.projetoecologico.