Queimada é crime e causa riscos e prejuízos ao Meio Ambiente e à Saúde

Leitura obrigatória

A maioria da população desconhece a legislação que proíbe queimadas urbanas e, por isso, praticam o ato de maneira comum. Além de ser crime, as pessoas não têm consciência dos riscos que ocorrem ao colocarem fogo em lixos domésticos e também nos matos de terreno baldio. Os riscos de incêndios ambientais nesta época do ano são muito grandes, por causa do calor excessivo, que deixa as vegetações secas. Com isso, a umidade do ar fica mais baixa, o que favorece a propagação do fogo. Muitos desses incêndios são provocados por atos que parecem ser inocentes, que parecem ser um gesto inofensivo; na verdade, nesta época de seca, jogar pontas de cigarro aceso perto de mato, por exemplo, pode ser o estopim de uma grande queimada. Já na zona rural, a prática de queimadas é comum, principalmente por produtores rurais mal informados, que ainda perpetuam o mito de que elas são mais produtivas que a capina dos pastos e que, depois de queimados, os pastos brotam com mais força.

As queimadas, além de proibidas por lei, ainda trazem vários malefícios e riscos tanto para o meio ambiente quanto para a população. “Os prejuízos são muitos: o fogo expõe o solo à força erosiva da chuva, provocando assoreamento dos rios, o que causa as inundações. Também, nesta época de seca, o fogo pode não ser controlado e causar uma grande tragédia. Além disso, também a fumaça que é produzida pelas queimadas trazem danos à saúde humana, causando problemas respiratórios”, alertam os profissionais da Defesa Civil, Secretaria do Meio Ambiente e Guarda Civil Municipal.

Regras importantes para prevenção:

– Atenção com o trato do lixo. Não queime resíduos em terrenos baldios, pois podem propagar as chamas para outros locais.

– Não descartar resíduos em lugares de vegetação, principalmente objetos de alta inflamabilidade.

– Não lance pontas de cigarro pela janela do carro. Por causa da baixa umidade no período da seca, a vegetação se incendeia com muita facilidade.

– Evite fumar na mata ou em locais densamente arborizados.

– Para quem pratica o ecoturismo, os bombeiros alertam para o risco de fogueiras e lixo espalhado pelas matas.

– Não acenda fogueiras e velas próximas a áreas verdes.

– Acenda fogueiras apenas após limpar o local, capinando a vegetação até chegar à terra

– Certifique-se de que as brasas estão apagadas e resfriadas. Se possível, enterre o material combustível que sobrou.

– Soltar balões é crime. Eles caem em locais de difícil acesso, podendo causar incêndios de grandes proporções.

– Avisar de imediato, em caso de incêndio; nunca tente combater um incêndio sozinho.

 

 

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias