“Queremos que nossos clientes tenham uma fruta de origem, não apenas uma bandeja de morango”, dizem proprietários da LT Frutas

Leitura obrigatória

A LT Frutas nasceu da união do casal Lillian Pereira e Thomás Tafner. No mercado de assistência técnica há anos, eles investiram no cultivo em sistema semi-hidropônico suspenso, no Bairro Barrocão, e oferecem aos seus clientes um morango de qualidade superior. Em entrevista, o casal explicou sobre o lançamento da nova marca e sobre sua produção. Acompanhe:

“Decidimos investir no mercado da fruta, principalmente o morango, pelo fato de conhecermos a cultura, através de anos de assistência técnica e também porque vínhamos percebendo uma falta no mercado e resolvemos trazer uma fruta de qualidade com a nossa identidade”, explicam.

O período de cultivo do morango semi-hidropônico suspenso da forma que trabalham é de no mínimo 2 anos: entre a fase vegetativa, floração e produção da planta. O principal diferencial é o manejo sustentável.  “Criamos a LT Frutas com intuito de oferecer uma fruta saudável, com qualidade, que as pessoas consigam sentir o real sabor do morango e que seja principalmente sustentável para o meio ambiente, sem agredir o ciclo natural da natureza. Queremos que nossos clientes tenham uma fruta de origem, não apenas uma bandeja de morango. Um lugar que ele possa confiar em alimentar seus filhos sem preocupações de contaminantes”, comentam Lillian e Thomás.

Cultivo inovador

Dentre as etapas e desafios, a primeira parte é a escolha do local: por ser uma cultura de clima temperado, o manejo de adubação e irrigação devem ser milimetricamente calculados, por se tratar de uma cultura muito sensível. O controle de praga e doenças é bem técnico, para usar o controle biológico sem uso de agroquímicos. A escolha da variedade também é um fator crucial para o sucesso da produção, dependendo do fator luz, a matriz pode não produzir o esperado.

Escoamento e aumento da produção

A LT Frutas conta com alguns distribuidores na cidade: Varejão São Marcos, Quitanda Campeão e Quitanda Itália. Também há a opção de entrega direta, com programação para algumas empresas e empreendedoras do ramo alimentício da cidade de Socorro e Bragança Paulista como a Monysse, Priscila Lobo, Delicook, Bru Manprin, Divino Copo, Delicias Nique, Mo Mantovani, London Cafeteria, Flore de Paris e Mimus Doces.  O próximo passo é expandir para mercados maiores como o de SP, onde já realizam algumas entregas pontuais. “Estamos recebendo contato de diversas pessoas com inúmeras colocações para o morango, fornecemos nosso morango para a cervejaria OCA e o produto será lançado no próximo mês”, enfatizam os produtores. Em um futuro próximo, o casal pretende investir ainda mais nas frutas vermelhas e iniciar a produção de mirtillo (BlueBerry) e framboesa. Sucesso! No Instagram, siga @lt_frutas.

*Lillian é bióloga, doutora em agricultura tropical e professora do curso de Biologia na FESB, em Bragança Paulista e Thomás é engenheiro agrônomo. Também são proprietários da loja Produtiva Agro.

 

 

 

 

Artigo anterior
Próximo artigo
- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias