Neste sábado, dia 11, a partir das 9h, os 31 participantes do Programa Jovem Aprendiz estarão na Praça do Fórum, para uma exposição do trabalho realizado durante os 20 dias de aulas.
“Durante o programa, os jovens de 14 a 24 anos se dividiram em quatro grupos, cada um com um tema e, durante os encontros, buscaram estratégias para colocar as ações previstas em prática”, afirma Jesse Zerlin, presidente da Rede Aprendiz.
As ações serão apresentadas durante a exposição de sábado. O grupo “Mão por Pata” entregará panfletos de conscientização para a posse responsável. “A população precisa aprender que ao adotar um animal, é preciso tratá-lo, vaciná-lo e dar condições para ele viver, e não deixá-los nas ruas, como vemos em muitos casos. Além disso, vamos tentar fazer uma feira de adoção no local, com os animais que estão abandonados no canil”, conta a jovem aprendiz, Daiane Mazolini.
Andrey Cardoso está no grupo “Aprendiz da Reciclagem”, e explica que serão expostos cartazes com frases de efeito sobre a conscientização da reciclagem. Os jovens participantes do projeto também trabalharão com a elaboração e enfeites com rolos de papel higiênico e brinquedos de garrafas pet e, para isso, pedem aos visitantes da feira, que levem suas garrafas pet para ajudar na coleta de recicláveis e na confecção dos brinquedos.
O projeto “Baú de Leituras”, também faz parte da feira dos aprendizes e, por meio dele, será montada uma minibiblioteca, com livros de diferentes temas para que os visitantes possam pegar para ler no local. “Com este projeto, também pretendemos buscar uma parceria com as igrejas e entidades dos bairros da zona rural, para levar esta ação aos lugares onde não há uma biblioteca e, assim, difundir a importância da leitura”, explica Larissa Toledo.
O quarto projeto que faz parte do Programa Jovem Aprendiz é o “Foco no Trânsito”, que utilizará faixas com frases de conscientização sobre a prudência no trânsito. As faixas serão expostas durante uma hora nos faróis da área central da cidade e, depois, serão levadas ao evento, enfatiza Jesse.
Segundo o presidente, todos os estudantes que fazem parte deste projeto já terminaram o curso e estão aptos ao mercado de trabalho. “Já estamos com três jovens empregados, e nosso objetivo é aumentar este número para podermos dar oportunidade para outros que queiram fazer este curso. Portanto, convido as empresas locais a comparecerem neste evento e conferir todo o trabalho destes jovens que têm tudo para crescer e se destacar no mercado de trabalho”, finaliza ele.