O mercado pet é um dos que mais crescem no país e, pensando nisso, a publicitária Lucianna Santa Rosa, juntamente com a cantora Susy Bastos encontraram, nesse setor, uma excelente oportunidade de negócio, trabalhando com o que mais gostam, e lançaram a RefeiCão.
“Sempre fomos apaixonadas por animais e, há cerca de três anos, meu cachorro começou a apresentar problemas renais. E, entre tantos tipos de tratamento que tentamos, um deles foi a adaptação da sua alimentação, trocando a ração por comida balanceada, a Alimentação Natural (A.N.), com menos sódio e proteína, que deu certo!”, lembra Lucianna.
Já Susy, tinha um cãozinho que não gostava de ração e, consequentemente, acabava não se alimentando direito; além de uma dermatite alérgica terrível, precisou de um longo tratamento médico que o deixasse em forma, novamente, mas era necessária muita atenção para que as coceiras não voltassem, e o maior desafio era mantê-lo estabilizado. “Mais uma vez, a Alimentação Natural foi a solução”, conta ela.
Diante dos resultados positivos na adaptação da rotina alimentar de seus pets, as duas começaram a se aprofundar mais nas possibilidades que esse nicho de mercado poderia proporcionar, bem como os benefícios que a mudança na alimentação trazem aos animais, entre eles, a redução na queda de pelos, mais disposição, pelos mais brilhantes, mais facilidade na digestão, entre outros.
“A alimentação natural é um conceito muito novo no mercado brasileiro, onde foi introduzida há apenas três anos, substituindo a ração por comida balanceada. Porém, a manipulação e os temperos são totalmente diferentes do que servimos às nossas mesas; sendo assim, não é a mesma coisa de darmos os restos de comida para nossos animais, já que a nossa comida possui óleo, temperos e condimentos desnecessários aos animais e, além, disso, contém alimentos que fazem muito mal para os cães, como a cebola, por exemplo, já que, para eles, ela é altamente tóxica”, alerta Susy, que passou por diversos cursos de preparação e manipulação dos alimentos voltados para cachorros, antes de abrir efetivamente a empresa.
Além dos cursos, Lucianna e Susy investiram em uma estrutura, com cozinha industrial, maquinário, equipe, enfim, tudo o que é necessário para trabalhar nesse setor. Além disso, elas contam com a assessoria de veterinários altamente qualificados, para elaborar cardápios específicos, como no caso de um cachorro com problemas renais, para o qual a dieta é totalmente diferenciada.
“No início, nosso público alvo não eram os cães doentes e, sim, os saudáveis. Mas, diante de tantos resultados positivos com essas dietas especiais, resolvemos abraçar essa causa, também, já que temos à disposição uma assessora que, no caso de alguma enfermidade ou prescrição médica, nos orienta na adição de um ou outro componente em nossos produtos, caso necessário. Desta forma, cuidamos dos cães saudáveis, idosos (nessa fase, com a dentição mais frágil para triturar a ração) e dos doentes”, esclarecem as sócias, que já atendem alguns casos, dentro desse quadro, em Socorro, São Paulo, Itapira e, recentemente, em Mogi Mirim. Em um dos casos, mas especificamente o primeiro, assim como o de Lucianna, o cão já havia passado por todos os tipos de tratamento possíveis. “Com a orientação do veterinário, fizemos essas refeições diferenciadas, para fazer o teste. Algum tempo depois, ele nos contatou, informando que todas as taxas haviam caído e que precisava de mais dieta”, contam elas, enfatizando que não há satisfação maior do que acompanhar os resultados. “É claro que tem a parte financeira, mas ver de perto a evolução dos cães, no caso os doentes, diante da mudança na alimentação e, também, os relatos dos clientes, afirmando que seus animais não soltam mais pelos, que estão muito melhores, isso sim, é a melhor e maior recompensa”, completa Lucianna.
Susy e Lucianna dizem que, em um primeiro momento, focavam apenas as vendas online, para Socorro e região, mas acabaram, também, abrindo dois pontos em São Paulo e o terceiro já está praticamente certo. “Nosso objetivo é chegar até o final do ano com seis pontos de venda, além de manter o comércio online, servindo a nossa região. No caso de Socorro, a RefeiCão também pode ser encontrada em alguns pontos e pets da cidade”, afirmam.
Serviço
Para mais informações sobre a RefeiCão, basta acessar o site www.refeicaobompracachorro.com.br/ ou entrar em contato pelo fone (19) 99100-0245.