Relembramos, nesta memória dos 90 anos de O Município, os dados do Carnaval de 1976

O Carnaval de Socorro é notícia de capa da edição nº 2620, de 10 de março de 1976, há 37 anos atrás, dando destaque aos prêmios que eram dados pelo Clube XV de Agosto, durante os famosos bailes, que eram realizados todas as noites do reinado de Momo, e nas matinês infantis.

O Carnaval em Socorro

Repetindo os sucessos dos anos anteriores, os três clubes locais – XV de Agosto, União e Associação – tiveram seus salões apinhados de foliões, durante o transcurso dos dias de carnaval. Isto já não é mais surpresa, onde novamente a animação e a mais completa ordem se constituíram em ponto alto, motivo de grande satisfação tanto para suas diretorias como para suas centenas de frequentadores.

Enquanto de um lado se registrava outra vez o sucesso do reinado de Momo nos salões, de outro o carnaval de rua não apresentou brilho algum. Salvou-se a apresentação das duas escolas de samba de Socorro – “Não Sai Disso” e “Treme Terra”, a que se juntou num único dia a exibição de outra congênere, vinda de São Paulo.

Merece referência especial a ornamentação apresentada pelo Clube XV. Dizer-se que Aymar Barghini, como seu idealizador, foi efusivamente cumprimentado pela originalidade e beleza dos enfeites, já se constitui num pleonasmo, tantas vezes tem sido o artista magnífico das mais belas apresentações. Não obstante, nunca será demais afixar sempre o seu sucesso.

Além de salões que só despertaram elogios, o Clube XV também se destacou pelos blocos e fantasias que surgiram, de todos os tipos, bezarrices e beleza. Se isso se deu com os adultos, a mesma coisa sucedeu com o mundo infantil; em suas matinées, tambem soube render as devidas homenagens ao Rei da Folia, sobretudo no ultimo dia de Carnaval, quando se deu a distribuição de taças às fantasias mais estilizadas, fato que sucedeu inclusive com os adultos, premiados com troféus conforme sua categoria de folião.

Não foi só a população local que vibrou. Numerosas familias, vindas de outras cidades, principalmente de São Paulo, tambem tomaram parte nos folguedos, dando a Socorro um aspecto diferente, proprio de seus dias mais festivos. Hotel Morais, Hotel Lomonico, Hotel São Luiz, Hotel da Pompeia, Pensões e Camping Municipal tiveram suas dependencias repletas, sem uma vaga sequer, dando se mesmo o caso da volta de numerosas pessoas que não encontraram acomodações.

Prêmios do XV

Casais

MAIS ANIMADO – dr. Francisco Zindrom Sra.
FANTASIA MAIS RICA – Mauricio Brigatto e Yara Anita de Oliveira
MAIS SOFISTICADO – Antonio José Sartori e Regina Bertelli
IMPROVISADO – Rivail e Raquel Helena Fruchi
BEDUÍNO – Vagner Singh e Paula Beneduzzi
MAIORES FOLIÕES LOCAIS – Humberto Meloni e Ricardo Pinto Teixeira
MAIOR FOLIÃO VISITANTE – Javel Constantino
MAIOR FOLIONA LOCAL – Henriqueta Paiva
FOLIONA VETERANA – Iracema Bafero Singh
FOLIÃO VETERANO – José Waldir Bortolasso
BLOCOS – Libélulas, Mãe do Sol Lei de Diretrize e Bases, Alta Sociedade, Polícia Montada Canadense, Selvitas, Pró-Feto, Corinthians, Pierrôs Estilizados, Mercadores de Bagdá, Macacos e Gregos
ESCOLAS DE SAMBA – Treme Terra e Não Sai Disso

Clube XV – Skindó – Campinas
União – Ritmo de Ouro – Socorro
Associação – Opus

Além das duas escolas de samba a que fizemos menção em edição anterior, Socorro tambem concorreu com mais uma para que o carnaval de rua não fosse um fracasso: a presença da escola de samba Morena da Fronteira.

Municipio 90 ANOS 2013-03-08