“Retrato da Nossa Melhor Idade” reflete as marcas deixadas pelo tempo, nos socorrenses

Leitura obrigatória

A fotógrafa socorrense Kátia Mazolini deu início, há alguns meses, ao projeto “Retrato da Nossa Melhor Idade” que, por meio de fotografias, conta a história de socorrenses que hoje vivem a considerada melhor idade. “Para executá-lo, estou sempre andando pela cidade, fotografando-os, ouvindo suas histórias, conhecendo o nosso passado… E a cada história, um aprendizado”, conta ela.

1 - katia 09 xx

O projeto ainda se encontra em fase inicial, na qual Kátia fotografa e cataloga as histórias, todas feitas com autorização de seus personagens.

“Consegui fazer belas fotos, no Asilo! Levamos maquiagens, fizemos as unhas das vovós e elas ficaram felizes; pudemos observar, em seus olhares, o quanto a autoestima delas ficou elevada, basta olhar os seus retratos”, lembra ela, que  completa: “Também estive no Centro dos Idosos e, com autorização, cliquei momentos bem descontraídos, nos quais uns tomavam um banho de sol, outros tricotavam, faziam tapetes, jogavam ou apenas contavam histórias. É muito gratificante perceber que, com um pouco de atenção que recebem, eles se sentem importantes. Muitos me questionaram por qual motivo uma jovem como eu estaria lá, fotografando-os, eles que já eram velhos demais… Minha resposta foi que as experiências e histórias vividas por eles eu ainda não vivi e, por isso, eles eram tão importantes para mim e que eu quero mostrar isso para a sociedade mais jovem”, enfatiza a fotógrafa.

2 - katia 10 xx

E entre as mais diversas histórias que Kátia ouviu, uma ficou marcada. “Deparei-me com duas senhoras na rua, elas riam muito e me pediram para fazer um retrato delas. Elas adoraram e me contaram que são amigas desde a infância e se encontram todos os dias para conversar e, enquanto me contavam, elas se abraçaram. Emocionei-me com elas, e foi naquele momento que pude observar  que existem amizades que são eternas, de verdade”, comenta ela.

Além das marcas registradas pelo tempo, em nossos velhinhos, Kátia está fotografando também o cotidiano dos socorrenses como, por exemplo, a feira que acontece todos os domingos, com as cantorias de viola, na antiga rodoviária; as festas que acontecem nos bairros; os trabalhadores em plantações de café etc. Ela diz que pretende reunir todo este trabalho e fazer uma exposição, que deve acontecer em dois meses.

Ensaio para gestantes

3 - katia 01 xx

O interesse de Kátia pela fotografia surgiu há algum tempo, porém, ela sempre gostou de registrar os locais por onde passava e as pessoas com quem se deparava. “Tenho alguns amigos que já trabalhavam na área e sempre admirava seus projetos, porém este interesse não passava de um hobby. Comprei uma câmera semiprofissional e fui fazendo cursos, me aprofundando no assunto e, assim, cada vez mais interessada e apaixonada pela fotografia”, diz ela, que completa: “Moro em uma terra maravilhosa, com uma natureza exuberante e passei a andar pela cidade, registrando cada lugar e acumulando belas imagens de Socorro. Até então trabalhava na área administrativa e todos que viam meus trabalhos, me aconselhavam a investir neste setor”.

Com o tempo, ela foi se preparando mais, até se se desligou completamente da área em que trabalhava e se jogou na fotografia, melhorando seu desempenho, estudando e investindo em equipamentos.

Foi então que, pensando em um trabalho diferenciado, Kátia elaborou um ensaio para gestantes… Elas, que estão em um momento mágico de suas vidas, o qual deve ser registrado. Porém, não somente com uma fotografia, mas fazer com que ela se sinta relaxada, tratada com carinho, de forma que as fotos saiam bem naturais, enfatiza ela.

O ensaio “Vivendo um Sonho” é realizado durante um dia inteiro, com a equipe da fotógrafa. Pela manhã, com uma maquiadora, com pausa para descanso e almoço. “A sessão fotográfica possui vários temas, com, em média, sete trocas. Todo o figurino é por nossa conta e o espaço utilizado é no Hotel Recanto da Cachoeira, que permite a utilização de diversos cenários. E, ao final, nada melhor que uma massagem bem relaxante para nossas futuras mamães”.

5 - katia 04 xx

Além de gestantes, Kátia também trabalha com aniversários, famílias, casais etc. “A fotografia é um relato do olhar de cada fotógrafo, e cada um tem o seu. É pela nossa lente que vemos o mundo. Continuo estudando, me aprimorando e vejo que fotografar é aprender sempre, jamais quero dizer que estou pronta e sei tudo. Pretendo continuar estudando e continuar  com esta mesma intensidade e dedicação que tenho pela fotografia, não levando apenas pelo lado comercial. Agradeço aos meus parceiros: ao Hotel Recanto da Cachoeira, que me oferece o espaço e toda sua estrutura para a realização dos ensaios; a Julia Losano, responsável pela maquiagem e cabelo; a Otaviano/Arturo, pela criação da logomarca, à família e amigos”, finaliza Kátia.

Contato

Para agendar uma sessão de fotos com a socorrense, basta entrar em contato pelo fone (19) 9 9792-3981, e-mail katia_yeth@hotmail.com ou no Facebook: Kátia Mazolini.

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias