A Revolução Constitucionalista de 1932, também chamada Guerra Paulista, foi o movimento armado ocorrido no estado de São Paulo, entre os meses de julho e outubro de 1932, que tinha por objetivo a promulgação de uma nova constituição para o Brasil.
Foi uma resposta paulista à Revolução de 1930, a qual acabou com a autonomia de que os estados gozavam durante a vigência da Constituição de 1891. A Revolução de 1930 impediu a posse do ex-presidente (atualmente denomina-se governador) do estado de São Paulo, Júlio Prestes, na presidência da República e derrubou do poder o presidente da República Washington Luis, colocando fim à República Velha, invalidando a Constituição de 1891 e instaurando o Governo Provisório, chefiado pelo candidato derrotado das eleições de 1930, Getúlio Vargas.
Por essa ocorrência e pela bravura dos paulistas é que os constitucionalistas daquela época são lembrados, saudados e homenageados anualmente, em todo o estado de São Paulo.
Em nosso município, a Divisão de Cultura realiza, na próxima terça-feira, feriado de 9 de julho, às 10 horas, na Praça 9 de Julho (Fórum), as comemorações do 81º. Aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932.
A cerimônia será aberta com execução do Hino Nacional Brasileiro, breve histórico sobre a Revolução Constitucionalista, execução do Hino de Socorro, pronunciamento do prefeito André Bozola, do presidente da Câmara Municipal, João Pinhoni, pronunciamentos das autoridades e pessoas inscritas antecipadamente no protocolo, palavra livre, homenagens, no caso às senhoras Maria de Lourdes Pinto Picarelli e Irma Rovesta Mantovani, que foram voluntárias na Casa do Soldado de Socorro, incorporada ao Batalhão 23 de Maio. Na sequência, execução do Hino do Soldado Constitucionalista, colocação de coroa de flores no Monumento localizado na Praça e encerramento.