Rosa Pereira apresenta seu trabalho em Congresso de Cerâmica

Leitura obrigatória

Entre os dias 22 e 24 de agosto, aconteceu em Campinas, no Hotel Meliá, a 14ª edição do Congresso Nacional de Técnicas para as Artes do Fogo- CONTAF 2017.

Esse encontro visa trazer para o público em geral, ceramistas e apaixonados pela arte cerâmica, as variações e descobertas nas técnicas já existentes e, como sempre, a evolução nas novas técnicas.

O evento contou com duas participações internacionais. Nicola Boccini, vice-presidente da Escola Romano Ramieri, fundada em 2001, em Deruta, Itália, que trouxe para o Congresso o aperfeiçoamento da técnica Majólica, umas das primeiras da história da pintura em cerâmica e novidades na técnica de queima Raku.

Peter Beasecker-EUA, que também é professor de formação na Universidade de Seracusy, em NY, ministrou  workshops e demonstrações no torno elétrico e em placas, e esta é sua primeira vez no Brasil.

Entre os brasileiros, nomes conhecidos como Cristina Rocha, Darly Pellegrini, Regina Esther, Mieko Ukeseki, Mário Konishi, Cecília Akemi, Margareth Linhares, Mayy Kofler, Universidade de São João Del Rei e Universidade do Paraná, entre outros.

Socorro esteve representada pelo Ateliê de Cerâmica Rosa Pereira, que teve uma palestra selecionada para apresentação da Queima Primitiva, queima de efeito feita com as peças já biscoitadas e depois passadas por um processo de pintura, com uma mistura desenvolvida em estudo pelo seu ateliê, para se obter um escurecimento garantido, sem perda com a claridade e o tempo.

Foi muito gratificante poder estar junto de tantos artistas do meio cerâmico, podendo transmitir um pouco do que sei, e causando interesse na técnica. Enquanto o mundo busca os esmaltes brilhantes com efeito, gosto de trabalhar com que é mais puro, limpo, simples, primitivo e sempre único, nos remetendo aos nossos ancestrais e culturas que precisam ser resgatadas. O Congresso proporciona o encontro e o reencontro de amigas (os) desse meio. Quero agradecer e muito, ao senhor Urames Pires dos Santos, pela aprovação do meu trabalho que será publicado, agora, em Anais, para pesquisas futuras.

O evento também contou com lojas de materiais, exposições nos jardins do hotel e nos seus corredores, de grandes ceramistas e também arrecadou fundos com a doação de canecas para a Instituição Cidade dos Meninos, mantido pela Ong Esperança sem Limites, de Campinas SP.

Houve, também, o lançamento da 2ª edição do livro O Nosso Livro de Cerâmica, único no Brasil como literatura de estudo. Toda a organização esteve por conta de Caio Giardulo, Paschoal Giardulo da Arte Brasil Materiais e toda uma equipe muito bem preparada  para o evento.

Para quem quiser conhecer essa pesquisa e um pouco do meu trabalho, o Ateliê de Cerâmica Rosa Pereira fica à Rua Aníbal Andreucci,163 – Jd. Teixeira.

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias