Salve, Socorro, no seu aniversário de 184 anos: 1829 – 2013!

Leitura obrigatória

O mês de agosto chegou e, com ele, as preocupações para os festejos de grandes datas – dia 9, aniversário da cidade e dia 15, Dia da Padroeira.

Hoje, dia 9, data que se iniciou com o gesto arrojado do Capitão Roque de Oliveira Dorta e o beneplácito do doador de terras, o lavrador Pedro da Silva.

1829! Ano no calendário vivido pela história da cidade – de uma Capela Curada a um templo deslumbrante; de um bairro do Rio do Peixe, da Capela Nossa Senhora da Conceição do Socorro, ao município de extensas belezas naturais, em cujo jardim, qual éden, abriga a cidade em que o slogan “Onde Ainda Se Vive” é uma realidade que o seu povo procura conservar.

1829 a 2013! Quantas dificuldades superadas pelos dons do Altíssimo que, desde o início, abençoou esta terra e deu-lhe por Mãe a Senhora do Perpétuo Socorro! Quantos lutadores aparecem no decorrer da história! Desde o nome dos corajosos fundadores aos nomes dos cidadãos abnegados, que na vida espiritual, social e política deram testemunho de amor e preocupação com os destinos da cidade onde foram agraciados pelo nascimento ou pela adoção. Lembramos aqui, Sacerdotes que assumiram a vida espiritual dos habitantes: do 1º Capelão José Jacinto Pereira, ao atual padre Vicente Rosa Junior, antecedido pelo 10º sacerdote filho de Socorro, padre José Carlos Ribeiro, hoje na recém-paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Lembramos também os políticos que, desde a inauguração da Vila em 1873 (criada em 1871), assumiram os encargos da Câmara Municipal, sendo cinco intendentes e os demais prefeitos, cuja galeria exposta no Centro Administrativo Municipal registra as fotos do primeiro, Major Abílio Toríbio Andrade, ao atual dr. André Eduardo Bozola de Souza Pinto, antecedido pela primeira prefeita mulher, dra. Marisa de Souza Pinto Fontana.

Na Magistratura encontramos os juízes, do primeiro dr. Bartholomeu Antunes de Oliveira Nery (1884) aos atuais Dra. Érika Silveira Moraes Brandão e dr. Carlos Henrique Scala de Almeida.

Na Educação, o surgimento das escolas de instrução pública, desde 1843, com a Escola Régia para meninos e, vinte anos depois, a Escola Régia feminina (1863), até o desenvolver, com os anos, as Escolas Reunidas (1896), o Grupo Escolar (1911) e as demais escolas nas zonas urbana e rural, registrando-se, na Socorro atual, as Escolas superiores particulares: Faculdades XV de Agosto e polos de Educação a Distância Unimes e Unip; Escolas particulares: SOS Objetivo, Instituto XV de Agosto, Horizonte Centro Educacional, Trenzinho Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental; Escolas estaduais: Narciso Pieroni, José Franco Craveiro, Profª Josephina Galvão de França Andreucci, Profª Odete Silveira Leite, Profª Helena José Bonfá e José Dini; Escolas municipais: Cel. Olímpio Gonçalves dos Reis, Prof. Eduardo Rodrigues de Carvalho, Profª. Esther de Camargo Toledo Teixeira, Profª Benedicta Geralda de Souza Barbosa, Prof. Oduvaldo Pedroso, Aparecidinha, Centro Municipal de Educação Integral , EM Central, Vila Palmira; Escolas municipais da zona rural nos bairros Barão de Ibitinga, Pinhal, Livramento, Rubins, Lavras de Baixo, Lavras de Cima, Rio do Peixe, Visconde de Soutelo, Moraes, Oratório, Camanducaia, Agudo; Creches: Betania, Vila Palmira, Jardim Santa Cruz, São Bento, Jardim Araujo, Jardim Carvalho; Escola de Educação Especial – APAE e demais escolas de línguas estrangeiras.

Um bem dado “Honra ao Mérito” aos mestres do passado e são tantos, recordados pela sociedade! Bem como as congratulações e votos de um magistério digno aos atuais professores que estão lutando por uma educação de valor, esteio de uma Nação de “Ordem e Progresso”, tal como o lema do seu sagrado Pavilhão.

Nestes 184 anos de Socorro, lembramos também os profissionais da Saúde, não omitindo médicos do passado, que se dedicaram à saúde pública, colocando seus conhecimentos científicos a bem da população que a eles recorria. Alguns nomes ilustres: dr. Vicente D’Anna, o italiano que aportou em Socorro em 1904; dr. Vicente Chírico, o médico que também atuou na Câmara (atualmente, em Socorro, clinica um de seus descendentes, o dr. Claudio Chírico); dr. Alfredo Bastos; dr. Hallim Feres, que na época foi designado Interventor Federal; dr. Sebastião Camargo Marques (dr. Maneco); dr. Mario Pares; dr. Octávio de Oliveira Santos… E tantos outros! Atualmente, Socorro conta com elevado número de médicos que honram seus nomes e títulos pela honestidade e competência de seus desempenhos, seja na clínica geral ou nas especializações da ciência médica.

No campo da Enfermagem, quantos profissionais no atendimento do hospital e dos postos de saúde! A todos, aos que já partiram o reconhecimento e, aos obreiros de hoje, a saudação desta boa terra no seu 184º aniversário de história registrada.

Muito ainda teríamos a citar na área da Agricultura – Pecuária. Como no Comércio, Indústria, Turismo e em todas as atividades do trabalho que dignifica e enobrece. Vocês: Agricultores; Pecuaristas; Sitiantes; Comerciantes; Bancários; Funcionários públicos, de empresas, escolas e demais organizações; Coletores de lixo que cuidam da apresentação bonita da cidade; Operários e Aposentados; Cultivadores das artes plástica, cênica, musical, artesanal; profissionais liberais; enfim, todos vocês, de todas as áreas, cada qual no seu carisma e profissão, responsáveis pela vida ativa de nosso município, aceitem a nossa gratidão e continuem no esforço de proporcionar, como o ontem e o hoje, o futuro desta terra que é um pedaço deste Brasil que amamos e para o qual desejamos seja realmente, hoje e sempre, o país da “Ordem e Progresso”, porque Ordem é Paz, é Progresso.

E aqui, abro um parêntese especial para saudar você – jovem futuro desta Nação – Brasil, que inicia o seu brilhante agir responsável nesta pequena Socorro que, repito, começou e cresceu com a bênção do Deus Altíssimo Senhor, que a colocou sob a proteção da Mãe do Perpétuo Socorro.

A juventude do passado, com seu agir responsável foi o grande alicerce do hoje e, de você, jovem, a sociedade espera se dignifique também, a Socorro do amanhã.

A todos, feliz 184 anos de Socorro.

 

Artigo anterior
Próximo artigo
- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias