No próximo mês, a Cachaçaria Santo Mé completa um ano de inauguração, e o lugar já se tornou mais um ponto turístico da cidade, visitado frequentemente tanto por turistas quanto por socorrenses.
Localizada no Corredor Turístico do Rio do Peixe, o empreendimento é propriedade de José Ângelo Baldo e seu filho David Augusto Baldo que, após anos trabalhando na área, tiveram a ideia de ter o próprio negócio e construir uma cachaçaria. “Era algo que não tinha na cidade, que precisava de mais opções para o pessoal passar as tardes de fim de semana. Aproveitando o corredor turístico compramos o terreno, já pensando em nosso negócio, que foi finalizado três anos depois. No início, pouca gente acreditava que ia pra frente, pois confundiam com alambique ou então um boteco, principalmente as mulheres… Achavam que seriam aqueles locais em que os maridos fossem para encher a cara”, lembra José Ângelo.
A Cachaçaria Santo Mé conta com 45 tipos de cachaça personalizadas, feitos por ele mesmo, com frutas frescas e sem conservantes. “A cachaça eu compro de outra pessoa, porém, a mistura que dá o sabor diferente é tudo feito aqui e não é trabalho fácil, pois as frutas devem ser trocadas regularmente, senão passa o sabor. Além disso, o fato de não usarmos corantes, faz com que ela não estrague”, explica o proprietário, que conta sempre com a ajuda dos filhos e da esposa, Imaculada.
Todos os visitantes que passam por lá têm a oportunidade de degustar o produto, antes de levar para casa, e se engana quem pensa que a maioria de seus clientes são homens. Segundo José Angelo, 90% da clientela é feminina, e elas preferem as cachaças mais docinhas. “Chocolate com pimenta, polpa de maracujá, cacau, banana, damasco, abacaxi, café, enfim… São as preferidas delas! Agora, o público masculino opta pela cachaça pura, que estão nos tonéis”, diz ele, que serve os produtos na hora, coloca em garrafas personalizadas e embala para presente, se preciso. “Já mandei cachaça até para outros países, como Chile, Japão, Equador, Estados Unidos… O pessoal gosta e faz propaganda”, completa.
O local também oferece outros tipos de produtos, terceirizados, mas que fazem um sucesso com o público, como pimentas, sucos, molho barbecue, vinagres, vinhos, geleias, patês, compotas de alho, berinjela, picles, cebola, pepino, doces, cafés, gourmet e tracionais, feitos em Socorro, além de souvenires personalizados, como pingômetros, toneis de madeira e vidro.
Além da venda de produtos e cachaça, a Cachaçaria Santo Mé tornou-se um point de encontro, com um ambiente familiar, pronto para receber públicos de diversas faixas etárias. Com mesas espalhadas pelo local e uma vista de arrepiar, quem for até lá ainda poderá tomar uma cerveja gelada, sucos naturais, degustar porções e caipirinhas. “Recebemos muitos grupos de hotéis e pousadas parceiros, que trazem seus hóspedes e, quando precisam e temos disponibilidade, nós mesmos vamos buscá-los. É muito gratificante receber este pessoal e ouvir os elogios e depois ver que voltam e indicam para outras pessoas”, enfatiza José Angelo, que já diz ter novidades para o inverno.
A Cachaçaria Santo Mé fica aberta às sextas-feiras, das 16h às 19h,e aos sábados, domingos e feriados, a partir das 10h. Outras informações podem ser obtidas pelo fone 9 9769-1349.