Show do Grupo Improviso é considerado o melhor da temporada 2015

No aniversário da cidade, no dia 9 de agosto de 2015, na Praça da Matriz, o Grupo Improviso deu um show. Genuinamente socorrense, e formado somente com músicos de Socorro, a apresentação foi considerada a melhor da temporada, enchendo de orgulho o povo de Socorro, por comprovar que nossa cidade é, de fato, um celeiro de excelentes músicos. Exemplo maior disso é o reconhecimento mundial que tem o sanfoneiro Toninho Ferragutti, que se apresentou no Festival de Inverno.

Nosso diretor de turismo, Acácio Zavanella, assim definiu o show do Grupo Improviso: “Foi uma demonstração do alto nível musical, do grupo Improviso.  Socorro nos tem brindado com a elevada qualidade de seus músicos, em apresentações marcantes, em nossa cidade. Não poderia ser diferente em seu aniversário, com um show contagiante e repertório espetacular, agradando todas as faixas etárias e, principalmente, arrancando aplausos e elogios de todos, inclusive dos turistas que lotavam nossa Praça da Matriz, naquela festiva noite. Parabéns ao Grupo Improviso, que nos encheu de orgulho com sua apresentação!”, destacou Acácio.

Odair Guerreiro, fundador do Grupo Improviso, concedeu a seguinte entrevista:

Quando o grupo nasceu?

O Grupo Improviso foi formado no dia 13 de agosto de 2005; nesta semana, completa 10 anos de estrada e agora vivemos o melhor momento de toda nossa história.

Qual a formação do grupo?

É comum a formação de grupos musicais sofrer modificações, ao longo do tempo. Atualmente, a formação é a seguinte: Odair – Cavaquinho (Fundador); Cícero (Cicinho) – Pandeiro; Benedito (Ditinho) – Surdão; Laércio (Gão) – Baixo; Aislan (Pelego) – Bateria; Diogo – Violão; Carlos Garé – Saxofone; e Tiago Melo – Teclado.

Quais são os pontos fortes do grupo?

Certamente, o ritmo diferenciado, ou seja, a “levada” ou como costumam dizer, o “balanço”; é diferente do que se costuma ver em um Grupo de Samba. Outro ponto é o repertório; em que pese ser um Grupo de Samba, o repertório é muito variado, contemplando, além do Samba, MPB, Rock, algum Sertanejo e até músicas internacionais.

A energia que o grupo transmite em suas músicas vem, principalmente, das quatro vozes (Odair, Ditinho, Gão e Diogo), sempre presentes em todas as músicas, o que, por outro lado, exige muito mais treino e ensaio, por se tratar de quatro vozes que precisam estar em uníssono, na maioria das músicas e, às vezes, com 2ª ou 3ª vozes. Cabe destacar, como reconhecimento, que o trabalho de vozes se deve principalmente aos músicos Laércio do Baixo e Diogo do Violão. Por terem em sua formação forte influência do Sertanejo, eles contribuem fortemente com o resultado final das vozes.

Acima de tudo isso, o mais importante é a harmonia pessoal que o grupo tem, o que torna prazeroso cada show que fazemos.

Qual a experiência dos seus componentes?

Certamente, o de maior experiência é o Cicinho do Pandeiro, que já acompanhou nomes como Pepeu Gomes, Zé Keti, Cascatinha & Nhana, Tônico & Tinoco, Djalma Pires, Luis Américo, Robertinho do Acordeom.

Bastante experiente também é Laércio (Gão) do Baixo, que já acompanhou Altemar Dutra, Patrick Dimont e Duduca & Dalvam, além de pontas com outras estrelas da música brasileira e, por muito tempo, integrou o American Tropical Band.

O Aislan (Pelego) Baterista também tocou por muito tempo na  American Tropical Band, além de ser professor de Bateria e muito requisitado por bandas de toda a região.

O Diogo Violonista também é muito requisitado pelas duplas e bandas da região, por conta do talento, também, na Sanfona.

O Benedito (Ditinho) do Surdão tocou em vários grupos e escolas de samba, ao longo de sua carreira, e contribui muito, com sua voz potente.

Carlinhos Garé no Saxofone é um espetáculo à parte, muito experiente, e também fez parte do American Tropical Band.

Tiago Melo, professor de Teclado, juntou-se recentemente ao grupo, mas, pela sua qualidade, já está totalmente integrado ao grupo.

Eu só posso agradecer a sorte de ter esses músicos no Grupo Improviso, pois tenho aprendido muito, com cada um deles.

Onde o Grupo Improviso se apresenta?

Todos os sábados, na Feijoada do Hotel Recanto Cachoeira e, todos os feriados, no Hotel Fazenda Campo dos Sonhos.