Sítio dos Ipês terá 12 mil mudas plantadas pelo Verde Novo

Leitura obrigatória

O Verde Novo conquistou, em maio, mais um importante passo no processo de restauração florestal. O Residencial Sítio dos Ipês tornou-se parceiro e terá 12 mil mudas plantadas na propriedade. O plantio será apoiado pelo Verde Novo, que conta com patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Ambiental.

De acordo com a coordenadora de restauração florestal da Copaíba, Ana Paula Balderi, as espécies serão definidas em parceria com o proprietário da área e de acordo com as características do local. “Nós oferecemos algumas orientações sobre os tipos indicados para cada situação. Nas áreas úmidas, por exemplo, indicamos espécies como Sangra d´água, Mulungu e Tapiá, que são específicas para esse tipo de solo”, disse.

A área será preparada pelos proprietários e deverá receber o plantio em setembro, período inicial das chuvas, que vão contribuir para o desenvolvido das mudas.

O plantio será feito nos 50 metros da margem do rio, em toda a extensão da propriedade, que corresponde à Área de Preservação Permanente (APP) do rio do Peixe. Além da margem, o projeto técnico de restauração florestal que está sendo elaborado no residencial abrangerá um brejo e o córrego que passa dentro da propriedade e deságua no rio do Peixe.

“Com esse trabalho, a mata ciliar, nesse trecho, será recomposta, contribuindo para a conservação do solo e do próprio rio. A mata ciliar tem função fundamental para proteção da água, evitando que ocorram as erosões e os desbarrancamentos de terra das margens”, ressaltou a coordenadora do Verde Novo e secretária executiva da Copaíba, Flavia Balderi.

Serão aproximadamente sete hectares de área a ser restaurada. Um corredor de mata deverá se formar, juntando-se ao fragmento de vegetação que já existe no local, com muitas árvores de Ipê, que oferecem um colorido extra no período de floração.

Para um dos proprietários do empreendimento, Márcio Santos Filho, a parceria vai gerar um ganho para os futuros moradores do residencial, que terão uma grande área verde. “Estamos indo na contramão da maioria desse tipo de empreendimento, não queremos desmatar. Vamos plantar novas árvores e manter o bosque de Ipês que já temos lá”, ressaltou.

Márcio destacou ainda que, por meio do plantio, outras ações poderão ser realizadas no local, como plantios educativos e aulas de sensibilização ambiental. “Podemos usar o meio ambiente como atrativo e não vê-lo como um problema”, finalizou.

Paralelamente ao processo de plantio do Verde Novo, o Residencial Sítio dos Ipês ampliou a contribuição para a restauração florestal e também aderiu ao Programa de Apoio à Copaíba, tornando-se uma Empresa Amiga. A cada R$ 5,00 doados, uma muda será plantada. O Programa de Apoio à Copaíba pode ser aderido por qualquer empresa que tenha interesse em contribuir com a restauração da Mata Atlântica.

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias