O socorrense Alcindo de Oliveira Santos Junior esta, desde o dia 25, com cerca de 35 obras expostas no Centro de Ciências Letras e Artes de Campinas.
O convite veio da coordenadora do evento, que fará a união e fusão da arte visual, protagonizada por Alcindo, com outras modalidades da arte. “Marluce Morales já conhece meu trabalho há algum tempo e me convidou para a exposição. Ela mesma fez a seleção das obras que, no começo da semana, já foram levadas para Campinas”, conta Alcindo. A exposição também é coordenada por Luiz Carlos Ribeiro Borges.
“Além de advogada, sou artista plástica e gestora cultural. Ao meu regresso, depois de muitos anos morando no exterior, Alcindo foi uma das primeiras pessoas no mundo da arte que eu tive a honra de conhecer. E foi justamente por meio da arte que nos conhecemos e conheci o maravilhoso trabalho desse artista socorrense. Desde então, nasceu a vontade de gestionar um projeto que tornasse o trabalho dele conhecido aqui por Campinas e, quem sabe por outros lugares, também. Enfim, chegou o momento, graças ao apoio do Centro de Ciências, Letras e Artes – Museu Carlos Gomes, do qual tenho a felicidade de contribuir na coordenação cultural. Um sonho que se realiza! Acredito que Alcindo está feliz, mas com verdadeira convicção afirmo que eu realizo um sonho, um projeto antigo: trazer o socorrense para Campinas. Podemos dizer que as obras plásticas de Alcindo emprestarão formato, contorno e cor ao Musical/ Poético, com os artistas Wagner Wilson Rocha e Maria de Lourdes Vasques”, ressalta Marluce
A abertura do evento será do domingo, às 19h30 e, segundo Alcindo, a exposição deve prosseguir por um mês. O Centro de Ciências Letras e Artes de Campinas fica à Rua Bernardino de Campos, 989. Outras informações podem ser obtidas com o artista socorrense, pelos fones 3895-1587 ou (11) 9 9620-2270.
História do artista
Alcindo de Oliveira Santos Junior começou suas atividades profissionais em 1966, quando mudou-se para São Paulo, como estagiário na Santos & Santos Publicidade AS. “O interesse pelas artes visuais veio desde muito cedo e, paralelamente às atividades profissionais, sempre me dediquei ao desenho e pintura. O ‘desenhar’, para mim, é algo compulsivo, fruto do meu inconsciente. A obra nasce do gesto, sem planejamento, por isso, torna-se imprevisível e sem compromisso com regras”, relata o artista em seu currículo, que coleciona prêmios e participações em Salões de Artes, Mapas Culturais, Salão de Humor etc.
Em seu currículo, também é possível conferir, além das obras de artes, diversos logotipos, famosos aos olhos dos socorrenses, como a Terápica, Aura, SOS/ Objetivo, Água Pompéia, LaVie Viagens e Turismo, MultPrev, Socoferro, Lesp etc., e também, algumas famosas pelo Brasil como da supermarca Pão de Açúcar.
Para conhecer um pouco mais do trabalho de Alcindo de Oliveira Santos Junior, basta fazer-lhe uma visita em sua casa e ateliê, à Praça Coronel Olímpio Gonçalves dos Reis, 240.