As socorrenses Lígia Lemos e Francine Andrade, que compõem a Seleção Brasileira Feminina de Rafting, garantiram o segundo lugar da primeira prova disputada no Campeonato Mundial de Rafting 2015, que começou no último dia 2 de dezembro, na Indonésia. De lá, Lígia conta que a medalha de prata foi conquistada na prova de tiro de velocidade, a famosa Sprint.
“Estamos muito confiantes para a próxima prova, que é a corrida de barcos, que chamamos de head to head. É uma prova emocionante, na qual os barcos disputam a frente e tem contato, troca de remos, e uma equipe tenta travar o remo da outra, para passar à frente”, explica a socorrense.
“Nós estamos muito felizes e agradecemos a todos que estão torcendo! Hoje, na oração antes da prova, eu fiz questão de lembrar às meninas que carregamos a energia de todo um país e pedi que se lembrassem disso, para remar com muita garra”, enfatiza a atleta.
Na terceira prova, cada equipe pode fazer duas vezes, pois precisa de muita técnica e concentração para executar a pista de slalon, sem bater nos obstáculos, que variam entre dois tipos. Quem souber usar todas as técnicas e fizer a pista em menor tempo, ganha a maior pontuação nessa prova, 300 pontos.
A última prova é a que vale a maior pontuação, 400 pontos para quem tiver maior resistência física, a melhor leitura do rio, o melhor posicionamento e controle da embarcação, num percurso longo, que varia entre 30 min até 1h, de corredeiras de diferentes classificações técnicas, podendo variar de classe 1 até classe 5 na dificuldade técnica, levando em consideração a dificuldade de entrada e saída da corredeira, o fluxo d’água, possibilidade de acidentes e dificuldade de resgate.
Lígia e Francine disputam o Campeonato Mundial ao lado de Rebeca Fernandes Cardoso, Ana Cecília Cardoso, Nathalia Santos e Graziela Soares, formando a equipe Rafting 40 Graus, da cidade de Brotas, e são comandadas pelo técnico Lucas Paulino da Silva.