O som e movimento das águas, o cheiro da serra, o aroma de um genuíno café. Um lugar onde todos possam viver e experimentar o melhor da vida. Essas são algumas referências que embasaram a criação da nova marca turística de Socorro que foi lançada na noite de ontem, dia 27, no Paço Municipal.
Como um dos destinos turísticos mais visitados do interior paulista, Socorro vem investindo na consolidação de sua imagem e de seu posicionamento – cidade que reúne diferentes possibilidades de experiências: contato com a natureza, lugar para descanso, rica oferta de atividades de aventura, turismo rural, destino turisticamente acessível, infraestrutura para famílias e pessoas com mobilidade reduzida, cidade das malhas, do café e do artesanato.
“A marca de um destino turístico tem a missão de posicionar a oferta turística, mesmo que no inconsciente dos consumidores. No caso de Socorro, a identidade é acessível, fácil. Todos os materiais estimulam o consumidor a descobrir, conhecer, viver a experiência” contam os sócios da Traço Design de Negócios, Andrea Montoro e Rodrigo Lopes, sobre a nova marca. Eles trabalharam com o princípio do símbolo do infinito para retratar o ciclo, a vida, a natureza e o acolhimento que a cidade proporciona aos seus visitantes e moradores.
“Diante da grande competitividade do mercado turístico, os destinos mais bem sucedidos são aqueles que investem na cooperação público-privada, no planejamento e execução de ações estratégicas e é isso que o município de Socorro tem feito””, avalia Richard Alves, diretor técnico da Barcelona Media Inovação Brasil (BMiBrasil) – empresa responsável pelas ações de diagnóstico e planejamento do novo Plano de Marketing Turístico de Socorro. Com base na avaliação realizada pela equipe de especialistas da BMiBrasil, ficou evidenciado que 80% do fluxo turístico na cidade é constituído por famílias, mas que, em função de seus atrativos e infraestrutura existente, há uma demanda potencial para os públicos da Melhor Idade, Jovens e Mercado Corporativo, diagnóstico que está fomentando novos investimentos em ações específicas para estes perfis de visitantes.
O diretor de Turismo da Prefeitura de Socorro, Acácio Zavanella, afirma: “O Plano de Marketing Turístico nos dá um norte a seguir, confirma algumas percepções e nos traz a possibilidade de planejarmos ações efetivas que, certamente, nos posicionarão perante os principais destinos turísticos do Brasil”. Entre as ações já em operação, Zavanella destaca o funcionamento de dois Pontos de Informações Turísticas, nos portais.
Outro grande aliado do Turismo de Socorro é a iniciativa privada, que participa efetivamente das deliberações por meio do Conselho Municipal do Turismo (COMTUR). Para o presidente da instituição, Vitório Zuccon, os investimentos só tendem a melhorar a atração turística, principalmente de polos emissivos da própria região de São Paulo, como Campinas e São Bernardo do Campo. “Vamos trabalhar com as empresas do trade turístico local para fortalecer a divulgação da nova marca turística, que representa melhor todos os nossos segmentos turísticos”, pontuou.