Socorro inaugurou, na sexta-feira, dia 9 de outubro, na “Estação Socorro”, um espaço cultural e gastronômico, dedicado à Cultura e ao Turismo Rural, no prédio da antiga estação ferroviária da cidade.
O prédio inaugurado em 1909, foi preservado e totalmente revitalizado, durante a gestão da ex-prefeita Marisa de Souza Pinto Fontana, para abrigar a “Estação Socorro”, um importante espaço cultural. Como disse a professora Beth Frias Pares, membro do Núcleo de Turismo Rural do Comtur – Conselho Municipal de Turismo, na abertura do evento, o atual prefeito, André Bozola, continuou com o projeto e ampliou a finalidade desse espaço, no qual o turista encontrará exposição e venda de artesanato local, apresentações musicais típicas da região, além de produtos da roça, como queijos, geleias, doces, café, cachaça, licores e outras delícias, oferecidos pelos produtores rurais que fazem parte do Núcleo de Turismo Rural de Socorro, que ali vão expor e vender seus produtos. No local também funcionará um Museu da Estação Ferroviária, que tem como objetivo mostrar a importância que esse meio de transporte teve para o desenvolvimento da cidade de Socorro.
História
No final do século XIX foi construído na cidade, pela Mogyana, um ramal ferroviário para escoar toda a produção de café para o Porto de Santos. Nessa época, a economia de Socorro era baseada no café, considerado um dos melhores do Brasil. A partir da década de 1940, com o declínio da economia do café, o trem virou praticamente o único meio de transporte de passageiros entre Socorro e Campinas. Mas, em 16 de setembro de1966, o último trem partiu do ramal ferroviário e os trilhos foram retirados, pouco tempo depois.
Inauguração
Na “Estação Socorro”, revitalizada, o turista conhecerá esta e muitas outras histórias, e passará momentos agradáveis, degustando um ótimo café gourmet produzido na cidade, e outras guloseimas. No local também serão distribuídos, gratuitamente, guias com informações sobre a cidade, pontos turísticos e hospedagem.
Além de um centro de irradiação cultural, a Estação Socorro torna-se, portanto, um museu, um empório com vendas somente de produtos produzidos em Socorro, pelo Núcleo de Turismo Rural, um centro de gastronomia, onde esses produtos podem ser degustados e adquiridos, e um ponto de exposição e venda de artesanato produzido por artesãos socorrenses. Além disso, torna-se um Centro Cultural, onde serão ministrados cursos, palestras, e onde haverá música, dança e teatro.
O evento contou com a presença do prefeito André Bozola, do secretário de Cultura Thiago Faria, do diretor de Turismo Acácio Zavanella, entre outras autoridades, e um grande número de populares, que puderam conhecer esse novo recanto turístico, envolvidos pelo fundo musical da Camerata de Violões, do Conservatório Musical Municipal, que a todos encantou.
Participam do projeto os membros do Turismo Rural – Sabores do Currupira, Pioneira, Sweet Memories, Becka Café, Vera Terra –, e os artesãos Bruno Marconato e Kelly Gonçalves Cardoso.
A Estação Socorro abrirá todos os dias, de segunda a segunda, das 10h às 20h, e está localizada à Praça Rachid José Maluf, Centro. Mais informações pelo telefone (19) 3895-4252 e pelo site www.socorro.tur.br